SV intensifica campanha ‘Fique Sabendo’ no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Profissionais realizarão testagem rápida de HIV e sífilis na Praça Barão do Rio Branco, no próximo sábado (1º)

Comentar
Compartilhar
28 NOV 2018Por Da Reportagem16h01
São Vicente contará com programação especial alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AidsSão Vicente contará com programação especial alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AidsFoto: Reprodução

São Vicente contará com programação especial alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids celebrado no próximo sábado (1º). A Secretaria de Saúde (Sesau) preparou diversas atividades, que serão realizadas até o dia 7.

A campanha “Fique Sabendo” será intensificada no CTA Betinho (Rua Treze de Maio, 64 – Centro) e em todas as unidades de saúde do Município. A iniciativa promove testagem rápida de HIV e sífilis. O objetivo é diagnosticar e tratar de forma precoce as duas doenças.

No dia 1º, a campanha será realizada na Praça Barão do Rio Branco, das 8h às 17h. Será oferecida testagem rápida de HIV e sífilis. A equipe de saúde também fará orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuirá material informativo.

No dia 5, os profissionais do CTA Betinho estarão na Unesp Campus Litoral (Praça Infante Dom Henrique, s/nº – Parque Bitaru) das 8h às 12h, e no dia 7 na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do México 70 (Rua do Meio, s/nº - Vila Margarida), das 13h às 16h.

Atendimento

Durante todo o ano, a testagem de HIV/sífilis e hepatites virais é ofertada no CTA Betinho e demais unidades de saúde do Município. Elas oferecem também orientação para medidas de prevenção e avaliação de risco para estas doenças.

Nos casos de diagnóstico reagente para HIV, o paciente é encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), que fica na Rua José Bonifácio, 105, no Centro. O local oferece atendimento por equipe interdisciplinar que realiza acolhimento, consultas e orientação para o tratamento.