Durante a ação, as jovens participaram de testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez, além de uma aula educativa conduzida por profissionais de saúde / Divulgação
Continua depois da publicidade
No último sábado (8), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou o 6º Mutirão do Implanon na Área Continental, beneficiando 76 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.
Durante a ação, as jovens participaram de testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez, além de uma aula educativa conduzida por profissionais de saúde.
Aproveite e leia também: Este hábito comum durante as refeições pode estar prejudicando sua saúde sem você perceber
Continua depois da publicidade
O encontro abordou temas como os diferentes métodos contraceptivos — camisinha, diafragma, métodos hormonais, DIU e cirúrgicos — e explicou o funcionamento do Implanon, um dos métodos mais eficazes, com 99% de proteção e duração de até três anos.
Mitos e dúvidas comuns, como o receio de ganho de peso, acne ou outros efeitos colaterais, também foram esclarecidos de forma leve e informativa.
Continua depois da publicidade
Os profissionais reforçaram que, embora o Implanon seja altamente eficaz na prevenção da gravidez, ele não substitui o uso do preservativo, essencial para evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Fabiano Nonato Cecílio, pai de uma das adolescentes atendidas, destacou a importância da iniciativa e o papel das famílias no acompanhamento dos jovens: “É a oportunidade de evitar uma gravidez e possibilitar que ela e outras jovens possam planejar melhor seus futuros”.
“Ao todo, somando as edições realizadas na Área Insular e na Continental, conseguimos aplicar 203 contraceptivos. Um número muito positivo, não apenas pelo uso do Implanon em si, mas também pelas informações que levamos a essas meninas e seus responsáveis. Quero parabenizar toda a equipe da Saúde da Mulher, da ESF Rio Branco II/III e a nossa secretária adjunta de Relações Institucionais e Metropolitanas, Geovana Albuquerque, pela articulação na aquisição dos implantes, além da deputada estadual Marina Helou, pela verba destinada para a compra”, ressaltou a secretária de Saúde, Michelle Santos.
Continua depois da publicidade