X

Cotidiano

'Suicídio acontece, pessoal pratica', diz Bolsonaro ao se referir à morte de Herzog

Declaração à TV ocorre na semana em que órgão de direitos humanos condena Brasil por morte de jornalista na ditadura.

Folhapress

Publicado em 09/07/2018 às 19:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bolsonaro, pré-candidato à presidêndia da república. / Fotos Públicas

Enquanto a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil, por unanimidade, pelo assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido em 1975, durante a ditadura militar, o pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) declarou que "não estava lá" para comprovar como o fato ocorreu.

Em entrevista ao programa Mariana Godoy Entrevista, na RedeTV!, Bolsonaro declarou que "alguns inocentes acabaram tendo um fim que não mereciam, no meu entender". E prosseguiu: "Lamento a morte dele, em que circunstância, se foi suicídio ou morreu torturado. Suicídio acontece, pessoal pratica suicídio". Ao ser questionado se não deveria reconhecer o assassinato, o pré-candidato respondeu: "Essa é uma história que passou".

Segundo a versão oficial do Exército divulgada na época, o jornalista teria cometido suicídio, mas evidências apontam para tortura e assassinato. O episódio comoveu o país, motivando mobilização contra os excessos do regime militar. Um ato ecumênico com o rabino Henry Sobel e o arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, realizado uma semana depois da morte de Herzog, foi considerado uma forma de protesto velado contra a versão oficial.

*Com informações da GZH.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter