Cotidiano
Com 4 milhões de pontos de LED, 350 atrações e expectativa de 2,8 milhões de visitantes, evento gaúcho quer transformar sua 40ª edição em marco histórico
O pedido já foi iniciado, mas ainda não há confirmação de qual categoria será disputada ou se haverá mais de uma. / Divugação
Continua depois da publicidade
O Natal Luz de Gramado (RS), um dos maiores eventos turísticos do país, abriu sua 40ª edição no último dia 23 com uma ambição inédita: conquistar o reconhecimento oficial do Guinness World Records como o maior Natal do mundo em 2025.
O anúncio foi feito pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, durante a cerimônia de abertura. 'É um momento de grande emoção. O Natal Luz é o maior evento natalino do mundo e estamos buscando esse reconhecimento junto ao Guinness Book', afirmou. O prefeito Nestor Tissot garantiu que a edição deste ano será 'a maior da história'.
Continua depois da publicidade
O Guinness mantém atualmente 318 recordes relacionados a celebrações natalinas, em categorias que vão desde maior árvore de Natal até maiores vilarejos temáticos. A Gramadotur não informou a qual categoria o evento está concorrendo, mas a aposta recai sobre números grandiosos:
4 milhões de pontos de LED, espalhados pela cidade;
Continua depois da publicidade
2,8 milhões de visitantes esperados nos 88 dias de programação;
350 atrações oficiais;
R$ 37 milhões investidos nesta edição;
Continua depois da publicidade
2.500 profissionais envolvidos na produção;
Estruturas artísticas, cenográficas e mecânicas de grande porte.
Um dos possíveis focos da candidatura é o recorde de maior vilarejo de natividade, título atualmente da obra 'El Pesebre Más Grande del Mundo', de Cali, na Colômbia, com 17.228 m². A tradicional Vila de Natal de Gramado poderia entrar na disputa.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques de 2025 está o show especial de Roberto Carlos, que gravará seu tradicional especial de fim de ano diretamente de Gramado no dia 12 de dezembro. Os ingressos chegam a R$ 1.550.
Mas quem quiser curtir o evento sem gastar pode recorrer ao 'Natal Luz Para Todos', programa que oferece nove atrações gratuitas, entre elas:
Continua depois da publicidade
Embaixadores da Magia – parada musical pelas ruas;
Caminho de Luzes – cortejo iluminado;
Cinema ao ar livre com a história dos 40 anos do Natal Luz;
Continua depois da publicidade
Casa do Papai Noel na Vila de Natal;
Acendimento das Luzes todas as noites às 20h;
Tannenbaumfest, com pinheiros decorados por empresas locais;
Continua depois da publicidade
Palco da Rua Coberta, com 167 apresentações artísticas gratuitas.
A agenda paga inclui espetáculos já tradicionais, como:
Nativitaten, show iluminado sobre o nascimento de Cristo;
Continua depois da publicidade
Grande Desfile de Natal, uma superparada com personagens do mundo inteiro;
Illusion Show – Especial de Natal, com Henry & Klauss;
Corrida e Caminhada do Noel.
Somando apenas esses três principais shows, são 134 apresentações realizadas por mais de 500 profissionais.
A organização não informou detalhes sobre o andamento formal da candidatura ao Guinness. O pedido já foi iniciado, mas ainda não há confirmação de qual categoria será disputada ou se haverá mais de uma.
O 40º Natal Luz segue até 18 de janeiro de 2026. Informações sobre ingressos e programação atualizada podem ser consultadas no site oficial.
Se confirmada, a conquista do Guinness consolidará de forma inédita o que milhões de visitantes já afirmam na prática: Gramado se transforma no maior espetáculo natalino do planeta.