Cotidiano

Sprite realiza Mutirão de Limpeza na Praia do Gonzaga neste domingo (22)

Além das organizações que atuam na causa, os fabricantes parceiros, Andina, FEMSA e Solar, se juntam para apoiar as ações de coleta de resíduos descartados incorretamente

Da Reportagem

Publicado em 18/01/2023 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

O ponto de encontro é em frente à Praça das Bandeiras, às 8h30 / Divulgação

Sprite, que recentemente anunciou a mudança de sua icônica garrafa verde para transparente para facilitar e ampliar sua reciclagem, anuncia adesão e parceria com o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, para a realização de um calendário de ações de limpeza de rios e praias em seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). As ações serão realizadas ao longo de um ano e contam com o apoio e parceria de Andina, FEMSA e Solar, fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil nestas regiões.

Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança da garrafa de Sprite, a adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil e o calendário de ações de limpeza de rios e praias como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e reforça seu papel como participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) pela economia circular.

As ações de limpeza de rios e praias começaram em 11 de dezembro em Recife (PE), Salvador (BA) no dia 17 de dezembro, Fortaleza (CE), no dia 15 de janeiro e ao longo de todo o ano de 2023 nas cidades de Santos (SP), Manaus (AM), e Rio de Janeiro (RJ). 

O projeto lançado em dezembro em parceria com o Pacto Global, da ONU, para limpeza de praias e rios passará por em seis regiões do país, e acontece pela primeira vez em São Paulo, reunindo voluntários e público na Praia do Gonzaga. O ponto de encontro é em frente à Praça das Bandeiras, às 8h30, e todo lixo recolhido será separado para reciclagem.

Cada cidade contará com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta, sendo que em cada uma delas, Sprite e a iniciativa Blue Keepers se unem para apoiar, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas e ONGs locais que já atuam e possuem histórico na limpeza de praias, rios e áreas naturais. Participam deste projeto as instituições: Limpa Brasil em Recife, Instituto Fundo Limpo em Salvador, Nossa Iracema em Fortaleza, Remada Ambiental em Manaus, Instituto Eco Faxina em Santos e SOS Lagoas no Rio de Janeiro.

Essa é mais uma iniciativa da The Coca-Cola Company que reforça o compromisso da empresa para um Mundo sem Resíduos. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta, reciclagem e/ou retornabilidade de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Silmara Olivio, Líder de Relações Corporativas Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

Transparente é o novo verde

Lançadas no Brasil em agosto, as novas embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca que tem 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua coleta e circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e um valor de mercado de até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

A mudança em Sprite iniciada em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU

A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente, comprometendo-se e colaborando com os objetivos e premissas da iniciativa com uma série de programas, melhorias e avanços em ESG e sustentabilidade corporativa alinhados aos princípios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No Brasil, além de já ter participado e apoiado a realização de iniciativas como evento anual da plataforma “The CEO Water Mandate” e de publicações como “Cases empresariais de sucesso em água e saneamento – ODS6”, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2022 além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais da iniciativa Blue Keepers, coalizão que visa a prevenção e combate à poluição por resíduos no mar liderada pela Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Blue Keepers é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, que visa o combate à poluição plástica em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. “Estamos na Década do Oceano e o Brasil tem e deve ter cada vez mais protagonismo no tema. As empresas são parte do problema e devem ser parte da solução, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Mundo sem resíduos

As iniciativas de ESG da Coca-Cola estão focadas em três grandes frentes: Economia Circular, Preservação e Acesso à Água e Empoderamento Econômico. Em cada um destes pilares a companhia apresenta compromissos, metas, avanços e programas ambiciosos alinhados e que visam contribuir de forma sinérgica e efetiva para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Desde a década de 90 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina) até programas como “Reciclar pelo Brasil”, “Recicla Solar” e “SustentaPet”, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem que juntas envolvem e apoiam diretamente mais de 300 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras contribuindo para a coleta e reciclagem de mais de 70 mil toneladas de embalagens PET pós consumo anualmente. Neste sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceanos se conecta à estas iniciativas e programas na medida em que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas contribuindo para sua circularidade” comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Equipe de companhia elétrica é espancada ao tentar cortar luz no Litoral de SP; VEJA

Caso aconteceu em São Vicente e um homem precisou ser hospitalizado

Santos

Melhor é impossível! Fila da balsa tem 15 minutos de espera

Tempo é visto em ambos os sentidos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter