Cotidiano

Sprite realiza Mutirão de Limpeza na Praia do Gonzaga neste domingo (22)

Além das organizações que atuam na causa, os fabricantes parceiros, Andina, FEMSA e Solar, se juntam para apoiar as ações de coleta de resíduos descartados incorretamente

Da Reportagem

Publicado em 18/01/2023 às 18:49

Compartilhe:

O ponto de encontro é em frente à Praça das Bandeiras, às 8h30 / Divulgação

Sprite, que recentemente anunciou a mudança de sua icônica garrafa verde para transparente para facilitar e ampliar sua reciclagem, anuncia adesão e parceria com o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, para a realização de um calendário de ações de limpeza de rios e praias em seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). As ações serão realizadas ao longo de um ano e contam com o apoio e parceria de Andina, FEMSA e Solar, fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil nestas regiões.

Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança da garrafa de Sprite, a adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil e o calendário de ações de limpeza de rios e praias como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e reforça seu papel como participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) pela economia circular.

As ações de limpeza de rios e praias começaram em 11 de dezembro em Recife (PE), Salvador (BA) no dia 17 de dezembro, Fortaleza (CE), no dia 15 de janeiro e ao longo de todo o ano de 2023 nas cidades de Santos (SP), Manaus (AM), e Rio de Janeiro (RJ). 

O projeto lançado em dezembro em parceria com o Pacto Global, da ONU, para limpeza de praias e rios passará por em seis regiões do país, e acontece pela primeira vez em São Paulo, reunindo voluntários e público na Praia do Gonzaga. O ponto de encontro é em frente à Praça das Bandeiras, às 8h30, e todo lixo recolhido será separado para reciclagem.

Cada cidade contará com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta, sendo que em cada uma delas, Sprite e a iniciativa Blue Keepers se unem para apoiar, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas e ONGs locais que já atuam e possuem histórico na limpeza de praias, rios e áreas naturais. Participam deste projeto as instituições: Limpa Brasil em Recife, Instituto Fundo Limpo em Salvador, Nossa Iracema em Fortaleza, Remada Ambiental em Manaus, Instituto Eco Faxina em Santos e SOS Lagoas no Rio de Janeiro.

Essa é mais uma iniciativa da The Coca-Cola Company que reforça o compromisso da empresa para um Mundo sem Resíduos. “Desde 2018, nós da Coca-Cola assumimos globalmente o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado, além de contribuir para a coleta, reciclagem e/ou retornabilidade de 100% das embalagens que colocamos no mercado até 2030.” afirma Silmara Olivio, Líder de Relações Corporativas Brasil e Cone Sul da Coca-Cola América Latina.

Transparente é o novo verde

Lançadas no Brasil em agosto, as novas embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca que tem 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua coleta e circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e um valor de mercado de até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

A mudança em Sprite iniciada em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU

A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente, comprometendo-se e colaborando com os objetivos e premissas da iniciativa com uma série de programas, melhorias e avanços em ESG e sustentabilidade corporativa alinhados aos princípios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

No Brasil, além de já ter participado e apoiado a realização de iniciativas como evento anual da plataforma “The CEO Water Mandate” e de publicações como “Cases empresariais de sucesso em água e saneamento – ODS6”, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2022 além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais da iniciativa Blue Keepers, coalizão que visa a prevenção e combate à poluição por resíduos no mar liderada pela Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Blue Keepers é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, que visa o combate à poluição plástica em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. “Estamos na Década do Oceano e o Brasil tem e deve ter cada vez mais protagonismo no tema. As empresas são parte do problema e devem ser parte da solução, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Mundo sem resíduos

As iniciativas de ESG da Coca-Cola estão focadas em três grandes frentes: Economia Circular, Preservação e Acesso à Água e Empoderamento Econômico. Em cada um destes pilares a companhia apresenta compromissos, metas, avanços e programas ambiciosos alinhados e que visam contribuir de forma sinérgica e efetiva para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Desde a década de 90 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina) até programas como “Reciclar pelo Brasil”, “Recicla Solar” e “SustentaPet”, iniciativas de fomento e apoio à reciclagem que juntas envolvem e apoiam diretamente mais de 300 organizações e cooperativas em 160 cidades brasileiras contribuindo para a coleta e reciclagem de mais de 70 mil toneladas de embalagens PET pós consumo anualmente. Neste sentido, a iniciativa com Sprite, Blue Keepers e o Pacto Global na prevenção e combate à poluição em rios e oceanos se conecta à estas iniciativas e programas na medida em que também sensibiliza e engaja cidadãos e consumidores a destinar corretamente as embalagens utilizadas contribuindo para sua circularidade” comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter