ESTATÍSTICAS

SP tem recorde de divórcios e cartórios registram maior pico em 14 anos

O número de separações chegou a 18 mil em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 05/05/2022 às 17:40

Compartilhe:

Aliança de casamento / Pedro Bolle/USP Imagens

O estado de São Paulo registrou 18,3 mil divórcios em 2021. O número é um recorde histórico desde que o Colégio Notarial do Brasil começou a fazer as estatísticas há 14 anos. O recorde superou o número de separações oficializadas em 2020 com um aumento de 5%. 

Segundo especialistas o aumento no número de divórcios está relacionado à modernização das relações que ao longo dos anos tornou esse processo mais fácil.

"A possibilidade de essa mulher poder ser se separar e poder dividir as responsabilidades é muito maior. E é claro que isso facilita o número de divórcios. E as trajetórias não são mais lineares também. Esse é um ponto muito importante. O que que seria uma trajetória linear? Você ficar adulto, você entrar no mercado de trabalho, você tem filhos... As coisas não acontecem mais dessa maneira", afirma a antropóloga Stella Schrijnemaekers. 

Depois de se separar, Priscila Shmith, decidiu seguir a vida apenas com os animais de estimação. "Eu tenho um grupo de amigas, que a gente trabalhava na mesma empresa. Elas eram todas solteiras. E quando elas casaram, todas elas, eu separei", conta.

O processo de separação legal também se tornou menos burocrático com o passar dos anos e mudanças na legislação desde que a lei do divórcio surgiu, há 25 anos. O texto conta com informações do "g1".

De acordo com o advogado Carlos Alberto Maluf, o divórcio amigável de um casal sem filhos pode ser feita em até 30 dias, por exemplo.

"Esses divórcios estão aumentando ano a ano, e também aumentaram agora nesse ano de pandemia. São os divórcios extrajudiciais consensuais, que são permitidos desde 2007. Eles são feitos em cartórios de notas. E é um procedimento que é com pouquíssima ou praticamente nenhuma burocracia. Muito célere, muito prático, muito ágil, com um custo muito acessível", conclui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Homem é preso com drogas e arma em adega em Itanhaém

Ocorrência aconteceu na madrugada de terça-feira (23)

Cotidiano

A estrada é só sua! Sistema Anchieta-Imigrantes tem normalidade

Tempo é considerado encoberto e a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter