Cotidiano

SP pode ter Dia de São Carlo Acutis para conscientizar jovens sobre riscos na internet

Projeto de lei busca unir fé e responsabilidade social para proteger crianças e adolescentes de ameaças no ambiente digital

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 15/09/2025 às 20:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, e ganhou destaque por usar a internet como ferramenta de evangelização / Divulgação/Diocese dos Campos

Continua depois da publicidade

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai analisar um projeto de lei (PL 941/2025) que cria o Dia de São Carlo Acutis – Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude, a ser celebrado em 12 de outubro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A proposta é de autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) e tem como objetivo promover ações de conscientização sobre segurança digital de crianças e adolescentes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Carlo Acutis: 1ª paróquia dedicada ao santo fica em SP e guarda fragmento de sua pele

• Saiba o que Papa Leão XIV falou em homilia durante canonização de jovem Carlo Acutis

• Saiba como santo Carlo Acutis avisou para a mãe que ela teria filhos novamente

Por que 12 de outubro?

A escolha da data tem forte simbolismo: foi o dia da morte de Carlo Acutis, em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Além disso, coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e com o Dia das Crianças.

Canonizado em 7 de setembro deste ano pelo papa Leão 14, Acutis ficou conhecido como o “influencer de Deus” por usar a internet para evangelizar e divulgar milagres eucarísticos.

Continua depois da publicidade

Veja o que Papa Leão XIV falou em homilia durante canonização de jovem Carlo Acutis

Educação e prevenção

Segundo o projeto, a data deverá mobilizar principalmente a comunidade escolar em torno dos riscos que crianças e adolescentes enfrentam no ambiente digital, como cyberbullying, aliciamento, exploração sexual e automutilação.

O texto também prevê que órgãos públicos e entidades civis realizem iniciativas educativas e preventivas para proteger menores de crimes virtuais.

Continua depois da publicidade

Conheça Carlo Acutis, o 'padroeiro da internet' e que será o primeiro santo millenial

Zimbaldi, que é idealizador da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes, defende que a proposta alia fé, responsabilidade social e proteção às novas gerações.

“Carlo Acutis, mesmo tão novo, foi um grande evangelizador digital. Em vida, reforçou a necessidade de unir fé e compromisso com a proteção da infância diante das ameaças do ambiente virtual”, afirmou o parlamentar.

Continua depois da publicidade

Próximos passos

Agora, o projeto será analisado pelas comissões permanentes da Alesp antes de seguir para votação em plenário. Se aprovado, o Dia de São Carlo Acutis passará a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software