Cotidiano

SP investe 'pesado' para adotar modelo europeu de segurança em rodovias do Interior

Trechos receberão R$ 5,8 bilhões em duplicações, sinalização avançada e monitoramento 24h, beneficiando 13 municípios do interior paulista

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 15/09/2025 às 18:30

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Entre os trechos que adotarão novo modelo internacional está a SP-270, conhecida como Raposo Tavares / Divulgação/AgênciaSP

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O Governo de São Paulo anunciou a adoção da metodologia internacional iRAP (International Road Assessment Programme) na gestão de segurança viária em 285 quilômetros de rodovias do interior paulista, abrangendo os trechos da SP-270 (Raposo Tavares), SP-189 (Eng. Lauri Simões de Barros) e SP-278 (Mello Peixoto).

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O modelo europeu será referência para futuros editais e será aplicado pela concessionária Infra BR, do Grupo Pátria, vencedora do leilão realizado em 5 de setembro.

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O que é a metodologia iRAP

O sistema classifica estradas de 1 a 5 estrelas, conforme o nível de segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ele avalia sinalização, iluminação, barreiras de proteção e sonorizadores, além de orientar intervenções preventivas.

No Lote Paranapanema, a concessionária aplicará quatro protocolos do iRAP: mapeamento de risco, acompanhamento de desempenho, classificação por estrelas e plano de investimentos para estradas mais seguras.

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Benefícios previstos

O projeto prevê instalação de defensas e barreiras, reforço da sinalização horizontal e vertical, ciclofaixas, sonorizadores e iluminação

Também estão incluídas duplicações de mais de 150 km, novas passarelas, paradas de ônibus, acostamentos, vias marginais e dispositivos em desnível.

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O contrato contempla monitoramento 24 horas, atendimento a incidentes, inspeções de tráfego e serviços de guincho e pronto-atendimento, com metas de qualidade que impactam diretamente na segurança e eficiência operacional.

Desde o início do programa de concessões, as rodovias administradas pela iniciativa privada em SP registraram redução de 51% no número de mortes, 42% em feridos e 48% no total de acidentes, segundo o Infosiga SP.

Lote Paranapanema: investimentos e municípios beneficiados

O leilão do Lote Paranapanema definiu que a Infra BR será responsável pelo trecho concedido, com desconto de 11,6% sobre a contraprestação pública anual de referência de R$ 310 milhões. Assista como o foi o leilão no canal do Governo de SP no Youtube:

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O investimento total é de R$ 5,8 bilhões, beneficiando 13 municípios: Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.

A duplicação integral do trecho da Raposo Tavares cria uma alternativa estratégica à Castello Branco (SP-280), conectando o interior ao Porto de Santos, melhorando segurança, fluidez e competitividade logística para o agronegócio e transporte regional.

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Siga Fácil: pedágio eletrônico inteligente

O projeto também conta com o sistema Siga Fácil, que substitui praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, cobrando apenas pelo trecho percorrido.

Supervisionado pela Artesp, o sistema reduz filas e acidentes e será implantado gradualmente em concessões recentes, como Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além de contratos já existentes.

O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

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