Cotidiano
Os chamados circuitos Cultura, Parques e Lazer vão circular por pontos históricos, museus, parques e locais de destaque da capital, sem custo para os passageiros
Os 14 veículos que vão operar nos circuitos são 100% elétricos e contam com ar-condicionado, wi-fi, carregadores USB e câmeras de monitoramento / Ciete Silverio/Prefeitura de São Paulo
Continua depois da publicidade
A cidade de São Paulo passa a contar, a partir deste domingo (28), com três novas linhas de ônibus especiais voltadas para o turismo e o lazer. Os chamados circuitos Cultura, Parques e Lazer vão circular por pontos históricos, museus, parques e locais de destaque da capital, sem custo para os passageiros.
A novidade coincide com a marca de 100 dias do programa “Domingão Tarifa Zero”, que garante isenção da tarifa de ônibus aos domingos desde 17 de dezembro de 2023. Nesse período, segundo a prefeitura, foram registrados 270 milhões de embarques.
Continua depois da publicidade
Cultura – conecta a Estação da Luz e o Museu da Língua Portuguesa a locais como Mercadão, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, Pinacoteca, Praça da República, além dos bairros Liberdade e Bixiga.
Parques – liga o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência ao Parque Ibirapuera, passando ainda pelo Parque da Aclimação, Museu de Zoologia da USP e Sesc Vila Mariana.
Continua depois da publicidade
Lazer – sai do Pacaembu e segue até o Paraíso, passando pelo Parque Ibirapuera e pela Avenida Paulista, que aos domingos é transformada em via de lazer. As paradas incluem o MASP, a Casa das Rosas e a Japan House.
As três linhas terão integração próxima à estação Paraíso do metrô (linha 1-azul), no centro da cidade, e funcionarão das 8h às 19h, com ônibus a cada 20 minutos.
Os 14 veículos que vão operar nos circuitos são 100% elétricos e contam com ar-condicionado, wi-fi, carregadores USB e câmeras de monitoramento.
Continua depois da publicidade
Segundo levantamento da SPTrans, 70% das viagens feitas aos domingos na capital têm como motivação o lazer, principalmente em parques e atividades culturais. Para o prefeito Ricardo Nunes (MDB), os novos circuitos aproximam São Paulo de cidades turísticas globais.
“Poderão utilizar as pessoas que vivem aqui e que nos visitam na cidade de São Paulo”, disse Nunes, lembrando que ônibus turísticos são comuns em destinos internacionais.
Com a iniciativa, a gestão municipal busca incentivar a população a explorar os atrativos da capital paulista, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo local.
Continua depois da publicidade