A unidade ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal / PMC
Continua depois da publicidade
No último dia 4 de novembro, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a transformação da Reserva Florestal do Morro Grande em uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral.
Localizada entre as cidades de Cotia e Ibiúna, a nova UC tem como objetivo garantir a preservação da natureza e o cumprimento das normas ambientais que regem a área.
Continua depois da publicidade
A unidade ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal.
O propósito principal é proteger uma importante área de Mata Atlântica. O novo parque possui mais de 10 mil hectares e desempenha papel essencial na preservação das nascentes do Rio Cotia.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Novo parque estadual promete ser o maior tesouro verde de São Paulo.
De acordo com especialistas, 87% de sua área é coberta por mata nativa. Em relação à flora, o parque apresenta grande diversidade: são 290 espécies de árvores típicas da Mata Atlântica. Além disso, foram registradas 198 espécies de aves no local.
Também há a presença de aranhas-orbitelares (família Araneidae), conhecidas por indicar boa qualidade ambiental, além de alguns mamíferos.
Continua depois da publicidade