Defesa Civil emitiu um comunicado de alerta à população na tarde desta quinta (27)
Aumento de chuva será recorrente no verão / Agência Brasil
Após dias de intenso calor, a temperatura despencará em torno de 10°C em São Paulo e no Paraná entre esta quinta-feira (27) e o sábado (29). Além dessa mudança, está previsto um grande volume de chuva, pelo menos, até segunda (31) em todo o estado paulista.
O cenário preocupa a Defesa Civil, que emitiu um comunicado de alerta à população na tarde desta quinta.
"Recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos", afirma, em nota.
Enquanto a máxima desta quinta é de 31°C na capital paulista, a de sábado e a de domingo não devem ultrapassar 23°C, de acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No domingo chegará a 22°C.
Em Curitiba, a máxima deve atingir 17°C no sábado. A registrada nesta quinta é de 28°C, informa o Inmet
A mudança é fruto da chegada de uma frente fria, que atualmente atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"Há uma formação de baixa pressão atmosférica [associada com formação de nuvens e chuva] entre a costa do Paraná e São Paulo. No sábado, teremos um forte corredor de umidade que alimentará ainda mais essa frente fria", afirma a meteorologista Carine Gama, da empresa Climatempo.
A capital deverá receber um volume de chuva acima do normal por esses dias, algo em torno de 50 milímetros no sábado, prevê Gama.
A média, em São Paulo, durante todo o mês de janeiro é de 255,7 milímetros, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência).
Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE da prefeitura de São Paulo, diz que a tempestade, no final de semana, deverá ajudar a cidade atingir o nível de chuva esperado em janeiro.
"Até o dia 27 contabilizamos 181,4 milímetros de chuva no mês", conta.
No domingo e na segunda, o volume de chuva poderá ser de 45 e 40 milímetros, respectivamente. As tempestades só deverão cessar a partir de terça-feira (1º).
"A chuva intensa deverá permanecer até segunda (31). A partir disso, a temperatura não passará de 30°C, pelo menos, nos dez primeiros dias de fevereiro", afirma Gama.
Ainda nesta sexta também há previsão de temporal, com possibilidade de granizo, e a máxima é 25°C.
Em Porto Alegre, um temporal provocou nesta quarta-feira (26) alagamentos e estragos em hospitais e prédios residenciais. Em um estacionamento do shopping Praia de Belas, os motoristas precisaram ser retirados com a ajuda de botes.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, choveu 50 milímetros em três horas.
Cotidiano
4ª CãoMinhada Solidária de Guarujá acontece neste domingo (22)
Guarujá inicia Operação Inverno para acolhida de pessoas em situação de rua
Tartaruga-Oliva é resgatada em ação do PMP-BS e inicia reabilitação no Instituto Gremar, no Guarujá
Praia Grande
Inscrições seguem até esta sexta (20); Cursos estão disponíveis em plataforma online
Guarujá
Veículo, famoso por transportar o corpo do Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá, passou por restauro em Santos e retorna à Cidade