Além dos quatro primeiros lugares, São Paulo também levou duas premiações em terceiro lugar / Divulgação/Agência SP
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O turismo paulista encerrou a quarta edição do Prêmio Nacional do Turismo com protagonismo absoluto. Durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), em Brasília, São Paulo acumulou seis premiações, resultado que reforça a força econômica e criativa do setor no estado.
Quatro iniciativas conquistaram o primeiro lugar em suas categorias, enquanto outras duas ficaram em terceira posição.
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O conjunto de reconhecimentos evidencia o avanço de projetos públicos e privados que unem inovação, preservação ambiental, desenvolvimento regional e profissionalização do turismo.
O grande destaque da noite foi o Programa de Avistamento de Baleias, da Secretaria de Turismo de São Sebastião, premiado em 1º lugar na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo.
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O projeto, pioneiro no país, ampliou o interesse pela vida marinha no Litoral Norte. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), cerca de 120 mil visitantes devem circular anualmente pela região motivados pela observação de baleias, movimentando cerca de R$ 138 milhões por temporada.
Outro projeto paulista reconhecido em primeiro lugar foi a Palmitolândia, da cidade de Iporanga, no Vale do Ribeira, vencedora na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Criada por Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga, a iniciativa integra agricultura, gastronomia, turismo e lazer há duas décadas, com uma plantação instalada no coração da Mata Atlântica e mais de mil receitas desenvolvidas à base de palmito. Além do cultivo, o espaço oferece passeios guiados e oficinas culinárias.
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Na categoria Governo Dirigentes e Parlamentares, o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, foi premiado em 1º lugar, reconhecimento destinado a gestores que se destacaram na condução de políticas públicas para o setor.
Já na iniciativa privada, Ernani Paciornik, CEO do Grupo Náutica e fundador da Revista Náutica, venceu como profissional de destaque entre empreendedores de médio e grande porte.
Além dos quatro primeiros lugares, São Paulo também levou duas premiações em terceiro lugar. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, foi reconhecido na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.
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Também ocupou o pódio a Associação Caminho da Fé, homenageada na categoria Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico.