A Seleção Brasileira segue com classificação garantida na Copa do Mundo de 2026 / @rafaelribeirorio/CBF
Continua depois da publicidade
Bilhões de torcedores ao redor do mundo voltam suas atenções para o futebol nesta sexta-feira (5), quando a Fifa realizará o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, a partir das 14h (horário de Brasília). O evento definirá os adversários da Seleção Brasileira na fase de grupos, na caminhada em busca do hexacampeonato.
Além da transmissão pela Globo, SporTV e ge, o sorteio também contará com link ao vivo nos canais oficiais da Fifa e da CBF, permitindo que o público acompanhe gratuitamente pela internet. A tabela completa da primeira fase, com datas, horários e estádios, será divulgada no sábado (6).
Continua depois da publicidade
A Copa do Mundo de 2026 terá início em 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, e a grande final será disputada em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, o Mundial será realizado em três países-sede: Canadá, México e Estados Unidos.
Esta será a primeira edição da história com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro equipes. Avançam para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros. A fase de grupos será disputada entre 11 e 27 de junho, e as oitavas de final começam em 28 de junho.
Continua depois da publicidade
Até agora, 42 seleções já estão classificadas. As seis últimas vagas serão definidas em março de 2026, por meio da repescagem europeia (quatro vagas) e da repescagem intercontinental (duas vagas).
Os potes foram definidos com base no ranking da Fifa e no status de países-sede. Canadá, México e Estados Unidos estarão obrigatoriamente no pote 1 e terão posições pré-definidas, por meio de bolas de cores distintas, usadas exclusivamente para os anfitriões.
A Fifa também manteve a regra que impede a presença de mais de uma seleção da mesma confederação no mesmo grupo, com exceção da Europa, que terá 16 representantes no torneio.
Continua depois da publicidade
Outro critério divulgado é que as duas seleções mais bem ranqueadas de cada pote serão colocadas em lados opostos do chaveamento, o que reduz as chances de confronto antes da final.
Canadá, EUA, México, Argentina, Irã, Japão, Nova Zelândia, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul, Austrália, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Catar, Inglaterra, Senegal, Costa do Marfim, Arábia Saudita, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Suíça, Áustria, Escócia, Panamá, Haiti e Curaçao.