Para participar, é necessário ter diploma de curso superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica / Divulgação/TJSP
Continua depois da publicidade
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) lançou edital de concurso público para a carreira de juiz substituto. Ao todo, são oferecidas 220 vagas imediatas, com remuneração inicial de R$ 34.083,14. Além das vagas imediatas, também será formado cadastro reserva.
Para participar, é necessário ter diploma de curso superior em direito, experiência mínima de três anos em atividade jurídica (após a graduação) e aprovação no Exame Nacional da Magistratura (Enam).
Continua depois da publicidade
Lembrando que o Grupo Assaí, uma das principais marcas de atacarejo do país, abriu um processo seletivo para contratar novos colaboradores em sua unidade em Sumaré, no interior de São Paulo. Ao todo, são disponibilizadas 300 vagas.
O concurso prevê reserva de vagas para grupos específicos, sendo 55 oportunidades para candidatos negros, 11 para pessoas com deficiência, 7 para indígenas e 4 para quilombolas.
Continua depois da publicidade
A primeira fase será a prova objetiva, marcada para 30 de novembro, na capital paulista. O exame terá 100 questões de múltipla escolha, com duração máxima de quatro horas.
A prova objetiva seletiva terá caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta de 100 (cem) questões, valendo 0,1 cada resposta certa, distribuídas em três blocos de conhecimento.
No Bloco I, estão as matérias Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente.
Continua depois da publicidade
No Bloco II estão Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.
No Bloco III estão Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito
Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística e Direitos Humanos.
Inclusive este vídeo abaixo fala um pouco sobre o assunto:
Continua depois da publicidade
As segunda fase será composta de provas escritas (discursiva e prática de sentenças cível e criminal) estão previstas para os dias 1º e 2 de março de 2026.
A primeira será discursiva, com duração de 4 (quatro) horas, e com questões sobre pontos do descritivo especificado no edital. Na segunda prova escrita será necessário proferir duas sentenças, uma de natureza
cível e outra de natureza criminal, com duração de 4 (quatro) horas cada.
Na sequência, os candidatos aprovados serão submetidos às demais etapas, com a realização da inscrição definitiva, a sindicância da vida pregressa e investigação social além de avaliação psicológica. Também serão realizados exames de sanidade física e mental, prova oral e análise de títulos.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser feitas até 15 de outubro pelo site www.vunesp.com.br. A taxa de participação custa R$ 340,83 e poderá ser paga até 16 de outubro, em toda a rede bancária.