Cotidiano
O sábado amanheceu com céu nublado e pancada de chuva em várias cidades da região, mas qual deve ser o cenário pelos próximos dias do feriado?
O sábado amanheceu nublado e com chuva em algumas cidades do litoral paulista / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Se você acordou no Litoral de São Paulo com o céu cinza e chuva neste sábado (14), não desanime. A nebulosidade que marcou a manhã em cidades como Santos, Guarujá e Ubatuba é passageira. No entanto, o cenário para o restante do Carnaval 2026 exige atenção redobrada dos foliões e banhistas.
De acordo com dados do Climatempo e do Metsul, uma massa de ar quente volta a ganhar força a partir deste domingo (15). A tendência é de sol entre nuvens durante o dia, com as temperaturas subindo rapidamente.
Continua depois da publicidade
A segunda-feira (16) promete ser o ápice do calor. Os termômetros podem bater os 33°C na Baixada Santista e Litoral Norte, com sensação térmica superando os 36°C devido à alta umidade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça o alerta para as tradicionais "chuvas de verão". Entre domingo e segunda, o sol predomina, mas o aquecimento diurno aliado à umidade provocará pancadas de chuva isoladas no final da tarde e início da noite.
Continua depois da publicidade
Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, típicas da instabilidade tropical.
Para quem planeja curtir os blocos na terça-feira (17), a notícia exige planejamento. Modelos meteorológicos do CPTEC/Inpe indicam a aproximação de uma nova instabilidade oceânica.
Diferente dos dias anteriores, a terça-feira terá maior cobertura de nuvens e chuva a qualquer hora do dia. O risco de temporais mais persistentes é alto, o que pode derrubar levemente as temperaturas para a casa dos 26°C.
Continua depois da publicidade
A boa notícia para quem vai pegar a estrada na quarta-feira (18) é a melhoria gradual. Segundo a Metsul Meteorologia, embora o dia comece com muitas nuvens, o tempo firma a partir da tarde, garantindo uma viagem de retorno com pista seca na maior parte da Serra do Mar.