X

Cotidiano

Soja será a 'vedete' da safra de grãos em 2014, diz IBGE

A estimativa de produção de soja este ano é de 90,261 milhões de toneladas, um aumento de 10,5% em relação a 2013, de acordo com o terceiro prognóstico para a safra 2014

Publicado em 09/01/2014 às 15:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A soja será a vedete da safra brasileira de grãos em 2014, previu Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os preços favoráveis no mercado internacional estão fazendo os produtores substituírem outras lavouras pelo grão este ano.

A estimativa de produção de soja este ano é de 90,261 milhões de toneladas, um aumento de 10,5% em relação a 2013, de acordo com o terceiro prognóstico para a safra 2014, divulgado nesta quinta-feira, 9. A área ocupada pela cultura deve alcançar 29,353 milhões de hectares, alta de 5,2%. Ao mesmo tempo, o rendimento médio esperado é de 3.075 kg/ha, 4,9% superior ao da safra de 2013.

"O destaque de 2014 é para a soja, que vem ocupando área de milho e até área de arroz e de pastagens degradadas. Então a soja é a grande vedete, é a cultura que esta ampliando a área, que deve ter novo recorde de produção: mais de 90 milhões de toneladas", avaliou Andreazzi.

Os principais Estados produtores aguardam aumento da safra em 2014, mas os destaques são Piauí e Bahia, com crescimento esperado de 109,0% e 29,8%, respectivamente. No Mato Grosso, a alta estimada é de 9,9%. No Paraná, haverá aumento de 3,4% frente a 2013. O Rio Grande do Sul informou ainda uma alta de 9,4%.

A soja será a vedete da safra brasileira de grãos em 2014, previu Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE (Foto: Agência Brasil)

O crescimento exuberante da soja prejudicará o desempenho do milho 1ª safra, cuja produção deve atingir 32,8 milhões de toneladas este ano. A perspectiva é de que haja aumento na área plantada de soja em detrimento da área plantada de milho 1ª safra, que deve recuar 6,3%. Dessa forma, a produção de milho 1ª safra deve diminuir 4,2% em 2014, tanto pela redução de área como pela diminuição no rendimento médio (-3,1%).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

Diário Mais

11 destinos próximos da Baixada Santista para curtir o Dia das Mães

Quer fazer algo diferente durante a comemoração? Separamos 11 lugares a três horas de Santos para fazer um bate-volta

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter