X

Cotidiano

Só Sudeste tem número ideal de médicos por morador

Em 2011, havia 1,95 médico para cada mil habitantes, quando o ideal é de 2,5. A Região Norte tem a pior relação médico/habitante

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/11/2013 às 21:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma questão que o governo tenta resolver com o Mais Médicos está detalhada em números na Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), base em dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). A relação médicos/habitantes no País está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde.

Em 2011, havia 1,95 médico para cada mil habitantes, quando o ideal é de 2,5. Somente no Sudeste, essa proporção é atingida, com 2,61 médicos por mil habitantes. A Região Norte tem a pior relação médico/habitante, com apenas 0,98. O estudo mostra concentração de profissionais nas grandes cidades. Nas capitais, há 4,2 médicos para cada mil habitantes.

A relação médicos/habitantes no País está aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

"Se for necessário, o Brasil vai aumentar o número de médicos que vêm da parceria com Cuba para que a gente possa atender a meta de 13 mil médicos até março de 2014", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao deixar evento com empresários que compõem a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Ele voltou a defender o Mais Médicos como solução para o déficit. Até dezembro, a expectativa é de preencher 6,6 mil vagas somente pelo programa.

Leitos em falta

Outra carência revelada pelos indicadores sociais é de leitos hospitalares. Em 2009, o País tinha 2,3 leitos em estabelecimentos de saúde para cada mil habitantes. É um número que vem caindo ano a ano: em 1999, eram três leitos. O fechamento dos manicômios foi responsável, em grande parte, pela redução da oferta de leitos, segundo os técnicos do IBGE, mas eles chamam a atenção para o fato de que o envelhecimento crescente da população aumenta a demanda. "Essa redução de leitos representa um desafio para o fornecimento de assistência adequada", alerta o estudo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter