X

Cotidiano

Snowden não solicitou asilo formal ao Brasil, diz chanceler

Nesse domingo (1), Snowden disse em entrevista que adoraria morar no Brasil, e que não sabia que o governo brasileiro havia negado que tenha recebido seu pedido

Publicado em 02/06/2014 às 23:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério das Relações Exteriores reafirmou hoje (2) que o governo brasileiro não recebeu formalmente pedido de asilo político de Edward Snowden, ex-agente da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), que vive atualmente na Rússia. Segundo o Itamaraty, nenhuma solicitação foi feita pelas vias formais.

Nesse domingo (1), Snowden disse em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que adoraria morar no Brasil, e que não sabia que o governo brasileiro havia negado que tenha recebido seu pedido. Em julho de 2013, após as primeiras denúncias de espionagem dos EUA, o ex-agente solicitou asilo a 21 países, entre eles o Brasil. Na entrevista, ele explicou a negativa dizendo que talvez algum procedimento não tenha sido respeitado.

“Não é uma resposta que se dê com um 'sim' ou 'não'. Se chegar o pedido, será analisado, mas não chegou”, disse a jornalistas o chanceler Luiz Alberto Figueiredo nesta manhã. Essa foi a mesma opinião manifestada pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro passado, quando comentou uma campanha que recolheu assinaturas em prol da concessão do asilo.

O Ministério das Relações Exteriores reafirmou hoje (2) que o governo brasileiro não recebeu formalmente pedido de asilo político de Edward Snowden (Foto: Divulgação)

Para o jornalista Glenn Greenwald, um dos responsáveis por divulgar o esquema que acusa o governo norte-americano de espionar a comunicação de cidadãos e autoridades de vários países –  incluindo a presidenta Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel – o Brasil e a Alemanha deveriam conceder asilo a Snowden porque ele “protegeu a liberdade de informação desses países”.  Após as denúncias, os dois países elaboraram um projeto sobre o direito à privacidade na era digital, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter