O Centro Histórico de Paraty foi planejado e construído de forma que a água do mar possa entrar e sair naturalmente / Reprodução
Continua depois da publicidade
Já imaginou estar em uma cidade turística e se deparar com a água invadindo as ruas? Sim, isso acontece em Paraty, no Rio de Janeiro.
O município litorâneo convive com o avanço do mar, especialmente em certos períodos do ano, quando a maré alta toma conta de parte do território.
Continua depois da publicidade
Por ser um evento recorrente, as autoridades locais se anteciparam e estruturaram a cidade para lidar com essa situação.
O Centro Histórico de Paraty foi planejado e construído de forma que a água do mar possa entrar e sair naturalmente, funcionando quase como um sistema de limpeza espontâneo.
Continua depois da publicidade
A geografia do município contribui para que a água escoe sem causar grandes danos ou prejuízos aos moradores e visitantes.
Além disso, as casas foram erguidas cerca de 30 centímetros acima do nível da rua, o que reduz significativamente os impactos da maré.
Continua depois da publicidade
Isso, porém, é considerado normal. Em determinadas épocas do ano, a maré alta atinge a região, e a cidade está preparada para o fenômeno.