Sistema de consulta de dados auxilia na localização e recuperação de veículos em PG

Ferramenta está integrada ao sistema já utilizado no monitoramento da Cidade

Comentar
Compartilhar
13 AGO 2020Por Da Reportagem15h06
Os roubos de veículo tiveram uma redução de 169 para 78 em Praia GrandeFoto: Divulgação/PMPG

Praia Grande é referência quando o assunto é tecnologia aliada à Segurança Pública. E um dos recursos que possibilitam um resultado extremamente positivo no que diz respeito à localização e recuperação de veículos roubados ou furtados é o Sistema Córtex, disponibilizado graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Praia Grande e o Ministério da Justiça desde maio deste ano.

Com a integração ao sistema já existente no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), por meio das mais de 2.700 câmeras de monitoramento, o cruzamento de informações tem possibilitado o recebimento de alertas de roubos e furtos de veículos de outras cidades e até de outros estados circulando no Município e sua consequente recuperação.

Foi o que aconteceu recentemente com um veículo furtado em Itaquaquecetuba, em São Paulo. O veículo passou por uma das câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres) e, graças ao cruzamento os dados compartilhados pelo Córtex, o alarme disparou no Cicoe.

Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou as buscas, localizando rapidamente o carro em uma das ruas da Cidade. O carro pertencia a uma locadora de veículos e havia sido locado por uma pessoa que não devolveu, gerando o boletim de ocorrência de furto e sua inclusão no sistema. Na ocasião, a pessoa que estava com o veículo alegou desconhecer a procedência do carro, alegando que teria sido emprestado por um terceiro. O caso foi registrado como receptação.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, destaca o importante papel da tecnologia na área de segurança pública da Cidade.

“Atualmente, conseguimos acompanhar uma ocorrência e tempo real, inclusive com o auxílio de drones. Esta parceria vem para somar ao nosso sistema e ajudar a reduzir ainda mais os índices criminais da Cidade”.

Queda nos índices

É importante ressaltar que Praia Grande registrou queda nos índices no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e os números são um reflexo dos diversos e constantes investimentos da Administração Municipal em segurança.

Os roubos de veículo tiveram uma redução de 169 para 78 (53,85%); roubo de carga passou de 65 para 35 (-46,15%); e os furtos de veículo diminuíram de 248 para 204 (-17,74%). Nos índices de homicídio, roubo (outros) e furto (outros) também houve redução.

Atualmente, Praia Grande conta com 152 pontos dotados de câmeras do tipo OCR, que ficam posicionadas em locais estratégicos. O sistema identifica qualquer veículo que entre ou saia da Cidade facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados.

Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência. No total, Praia Grande já conta com 2.757 câmeras de monitoramento.