X

Cotidiano

Sistema Cantareira tem nova alta e chega a 10,4%

O aumento no volume foi de 0,2 ponto porcentual, passando de 10 2% no sábado para 10,4% neste domingo, de acordo com boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

Publicado em 22/02/2015 às 11:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo, voltou a registrar alta neste domingo (22). Mesmo sem ter acumulado chuva no sábado, o reservatório teve o 17º dia consecutivo de crescimento no volume armazenado.

O aumento no volume foi de 0,2 ponto porcentual, passando de 10 2% no sábado para 10,4% neste domingo, de acordo com boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No primeiro dia de fevereiro, quando sofreu queda pela última vez, o índice era de 5,0%.

Não houve acúmulo de chuva nas últimas 24 horas. A pluviometria acumulada em fevereiro, de 266,5 milímetros, já é cerca de 34% superior à média histórica para o mês inteiro, de 199,1 mm.

Responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o manancial subiu 5,4 pontos porcentuais só no mês de fevereiro. Além da presença das chuvas, a redução do volume de água retirado ajuda a explicar o aumento do Cantareira. Há um ano, a Sabesp captava 32,6 mil litros por segundo. Atualmente esse número é de 11 mil litros por segundo, cerca de 66% menor.

Sistema Cantareira tem nova alta e chega a 10,4% (Foto: Divulgação)

O atual cálculo da Sabesp para a capacidade do manancial, que chegou a passar oito meses sem nenhuma alta em 2014, inclui duas cotas do volume morto - água represada abaixo dos túneis de captação. A primeira, de 182,5 bilhões de litros de água, foi adicionada em maio e a segunda, de 105 bilhões de litros, em outubro.

Apesar das chuvas, esses volumes de água ainda não foram recuperados.

Outros mananciais

O nível de outros mananciais também cresceu. Assim como o Cantareira, o sistema Alto Tietê subiu pelo 17º dia seguido e alcançou 18,2% da capacidade - número que já considera um volume morto de 39,4 bilhões de litros. As chuvas na região que totalizaram uma pluviometria de 0,8 mm contribuíram para esse aumento.

O sistema Rio Claro também subiu. Passou de 35,2% para 35,3% de armazenagem.

Com índice de chuvas já superior à média histórica do mês, o volume armazenado no Guarapiranga manteve-se estável neste domingo. O reservatório está com 57,5% da capacidade.

Também manteve-se estável o volume do sistema Alto Cotia, que registra 36,6% de armazenamento.

O Sistema Rio Grande baixou de 83,9% registrados no sábado para 83,6% neste domingo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter