X

Cotidiano

Sistema Cantareira cai 13,8%, pior nível desde 1974

Consideradas o coração do manancial, as represas Jaguari e Jacareí estão com apenas 6,6% da capacidade. Juntas, elas representam 82% da capacidade total do Cantareira

Publicado em 28/03/2014 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira segue batendo sucessivos recordes negativos de capacidade. Nesta sexta-feira, o nível dos reservatórios ficou abaixo dos 14% pela primeira vez desde o início da operação do sistema, em 1974. Com um recuo de 0,2 pontos porcentuais de ontem para hoje, o índice chegou a 13,8%, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, o nível estava em 61,9%.

Relatório diário do comitê anticrise que monitora o Cantareira mostra uma situação ainda mais crítica nas duas principais reservas do sistema, responsável pelo abastecimento de 47% da Grande São Paulo. Consideradas o coração do manancial, as represas Jaguari e Jacareí estão com apenas 6,6% da capacidade. Juntas, elas representam 82% da capacidade total do Cantareira.

O Alto Tietê, que desde janeiro passou a abastecer parte da zona leste da capital paulista, antes atendida pelo Cantareira, também apresentou queda, para 37,6%. É a pior marca dos últimos dez anos para o mês de março.

Apesar dos níveis críticos dos sistemas, ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, voltou a descartar qualquer possibilidade de um racionamento de água na região metropolitana de São Paulo. O governo paulista é o maior acionista da Sabesp.

O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira segue batendo sucessivos recordes negativos de capacidade (Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)

Resultado

A concessionária divulga hoje, após o fechamento do mercado, os resultados relativos ao quarto trimestre de 2013. Segundo analistas, os números ainda não devem refletir os impactos da atual crise hídrica. Os possíveis efeitos financeiros das ações emergenciais (como o programa de bônus e os investimentos para exploração do volume morto do Cantareira e para o projeto de interligação com o sistema do Rio Paraíba do Sul) serão observados a partir do primeiro trimestre deste ano, acreditam os especialistas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter