X

Cotidiano

Sinfônica de Cubatão estreia temporada 2017 com 'Série Concertante'

Apresentação será no próximo sábado, 18, no Bloco Cultural

Da Reportagem

Publicado em 15/03/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sinfônica de Cubatão estreia o novo repertório oficialmente neste sábado (18) / Divulgação/PMC

A Banda Sinfônica de Cubatão estreia o novo repertório oficialmente neste sábado (18), às 20h, em apresentação no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). A estreia da nova temporada traz um solista convidado, o claronista Mario Marques, da Orquestra Sinfônica de Campinas. A entrada é gratuita.

Este concerto destaca-se pela música de compositores contemporâneos, ainda atuantes, a enérgica “Ride”, do norteamericano Samuel Hazo. É uma obra vibrante e desde a primeira nota, o ritmo implacável e métrica revigorante exigem a atenção completa do público. Com uma grande bateria de percussão, a sensação de movimento contínuo parece ser alcançada. No entanto, revelando a habilidade do compositor, os temas da música têm uma certa melodia e qualidade fluida que acrescentam profundidade ao trabalho. “Um repertório para instrumentistas de experiência”, disse Razo certa vez.

Em “Spotlights”, composta pelo belga Jan Hadermann, o clarone de Mario Marques será o destaque. Marques foi convidado pela Banda Sinfônica a abrir oficialmente a temporada deste ano como solista nesta obra composta em 1992. É bastante executada por bandas sinfônicas ao redor do mundo e estará a cargo de instrumentista de grande experiência, Mario Marques que hoje atua na Orquestra Sinfônica de Campinas.

Para encerrar a noite musical tem “Mare Tenebrosum”. Do jovem compositor espanhol Jose Ignacio Blesa Lull, a canção possui o compromisso de descrever o caráter apocalíptico do mar em suas ondas incessantes e monstros que ladeiam o imaginário popular dos espanhóis. Fazendo referência ao nome latino das águas que se estendem até o Cabo Finistérria – destino final dos peregrinos que seguem pelo Caminho de Santiago de Compostela – Blessa Lull mostra, por meio da música, como seria se aprofundar nessas águas recheadas de mistérios. A composição é distribuída em quatro partes, sendo que a equipe apresenta a última delas.

Rodrigo Vitta, regente da Sinfônica, destaca o caráter diferenciado dessa Série, que é apresentar ao público repertório criado especialmente para formação sinfônica. “A principal característica da Série Concertante é interpretar obras originais para banda sinfônica, sejam composições inéditas ou transcrições de obras clássicas. E também permite convidar solistas e regentes, para que o público tenha a oportunidade de conhecer o talento desses artistas”, comentou.

Frente à equipe desde o ano passado, Vitta se alegra em dirigir a Sinfônica no ano em que são comemorados os 40 anos de oficialização do grupo como “banda musical” e depois, finalmente como sinfônica. “A oficialização da Banda na época foi um marco. Permitiu que a equipe desenvolvesse um trabalho musical de qualidade que virou referência para todo o país, modificando pra sempre a história cultural de Cubatão e abrindo um longo caminho de pioneirismo e sucesso”, disse o maestro. Vale lembrar que na época, a Banda estava sob o comando de seu criador, o maestro Roberto Farias, atualmente coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão.

Na sua gestão, Rodrigo Vitta já implementou alguns projetos diferenciados para o grupo como a “Série Brasilidade”, que contemplou a execução de obras de compositores brasileiros de grande influência; “Era uma vez a Música”, em forma de concerto didático para crianças e adolescentes; além do “Legião Sinfônico”, que encerrou o ano artístico de 2016.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter