X
Cotidiano

Sindicalista químico preso pela ditadura agora é nome de praça em Santos

Cláudio José Ribeiro, preso no navio Raul Soares e torturado, foi homenageado nesta quinta-feira

A placa dando nome à praça foi descerrada, por volta das 10 horas / Divulgação

O líder sindical químicos, Cláudio José Ribeiro, preso no navio Raul Soares e torturado pela ditadura militar instalada no País em 1964, já falecido, foi homenageado nesta quinta-feira e agora é nome da praça localizada bem ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Químicos, na Avenida Pinheiro Machado, 77, na Vila Mathias.

A placa dando nome à praça foi descerrada, por volta das 10 horas, na presença de autoridades da região, familiares do homenageado, sindicalistas e aposentados. Em seu discurso, o presidente do sindicato Herbert Passos Filho enalteceu a figura do ex-líder da categoria.

“Ele deixou-nos um legado de luta e dignidade e mesmo preso e torturado manteve sua dignidade. Não foi só ele que sofreu, mas também seus familiares. Essa placa dando nome a essa praça de Recanto Cláudio José Ribeiro servirá para perpetuar sua memória e sua história e luta e dignidade”, disse Passos.

A homenagem partiu de um projeto de lei do vereador Braz Antunes (PSD) que a justificou mencionando o histórico de luta do ex-líder sindical. “Pessoas como Cláudio devem ser sempre lembradas e essa homenagem servirá para perpetuar seu nome e dignificar sua luta”

Outro vereador, Toninho Vieira, de Cubatão, que é trabalhador do setor químico, também enalteceu a figura do líder sindical e mencionou o exemplo deixado por ele para as futuras gerações.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa era esperado na solenidade, mas não pode comparecer, mas mandou representantes.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Nova unidade da Unifesp deve levar cerca de mil pessoas por dia ao Centro Histórico

Santos

Prefeitura de Santos abre 102 oportunidades de emprego em concursos públicos

O primeiro dos editais abertos (05/2022 - Seges) trata-se de um processo seletivo para a contratação de 33 médicos com salários que variam de R$4.993,45 até R$12.588,98

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software