X

Cotidiano

Sinal verde para a CPI da Cava do Estuário

Se aprovada, a Comissão será composta por nove deputados estaduais

Carlos Ratton

Publicado em 07/02/2021 às 09:42

Atualizado em 08/02/2021 às 17:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cava do Largo de Casqueiro tem 400 metros de diâmetro. / Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou requerimento do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades envolvendo os processos de licenciamento e monitoramento da cava subaquática no estuário, entre Santos e Cubatão.

Se aprovada, a CPI será composta por nove deputados, que terão o prazo de 120 dias para investigar irregularidades.

A cava é preenchida com mais de 2,4 bilhões de litros de sedimentos tóxicos, colocando a região em perigo de crime ambiental, como já ocorreu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

Leia:
Após Brumadinho, cava subaquática em Cubatão volta a ser motivo de protestos na internet
Movimento promoverá dois atos contra a cava subaquática na Baixada Santista
Câmara de Santos promove debates sobre Cava Subaquática

A cratera, de 25 metros de profundidade e 400 metros de largura, maior que o Estádio do Maracanã, foi escavada às margens de um manguezal no Largo do Casqueiro para receber o passivo ambiental do início da exploração do Polo Industrial de Cubatão, há quase meio século.

Apesar de a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmarem que a cava não oferece riscos à natureza ou à comunidade, o entendimento do Ministério Público Federal (MPF) é outro e já questionou a cava na Justiça.

Ao longo do tempo, segundo especialistas, o material tóxico disposto neste lixão submarino poderá afetar a flora, a fauna marinha e até mesmo os humanos. Há movimentos de ambientalistas contrários a sua
permanência.

A cava foi feita sob a responsabilidade da VLI Multimodal S.A. (Valor da Logística Integrada, empresa ligada a Vale, responsável pela logística do Grupo) e da
Usiminas.

Ambos os grupos têm interesse na ampliação do terminal portuário Tiplam (controlado pela VLI), localizado no estuário do Porto de Santos. Para aumentar em até seis vezes a capacidade do terminal, operaram uma obra de dragagem do canal, de modo a permitir o fluxo de navios maiores.

LOCALIZAÇÃO

A localização da cava está no lado cubatense do Canal Piaçaguera (linha azul), divisa com Santos, a cinco quilômetros do Centro de Cubatão, 5,5 do Centro de Santos, a 3,2 da área continental de São Vicente e a oito quilômetros de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Por essa razão, o empreendimento tem causado imensa reação na Baixada Santista.

A começar pela Vila dos Pescadores, que sofre mais diretamente com as consequências da cava, esta região é de mangue e de muita vida marinha. Pessoas tiram o seu sustento da pesca e dos caranguejos. Os impactos da obra são sentidos diretamente. Muitos pescadores são obrigados a viajar para poder trabalhar, quando antes o sustento estava ao lado das casas.

VLI

Em entrevista ao Diário, durante todo o período as manifestações de repúdio à cava, os representantes da VLI reforçaram que não existe risco de vazamentos e que a metodologia para construção de uma cava e de uma barragem é totalmente diferente.

Também garantiram que não há ligação entre as duas situações e que a cava foi a escolhida porque era a mais rápida e não menos segura, já que o transporte do material dragado do canal até uma área em terra demoraria anos, o que aumentaria o risco de dispersão dos sedimentos.

Eles alegaram também que risco de o material escapar existe apenas durante o processo de dragagem, ou seja, retirar o que já está confinado na cava aumentaria o risco de dispersão.

Além disso, que o processo de dragagem de todo o trecho do canal foi feito em apenas quatro meses sem nenhum vazamento, o que é comprovado através das análises feitas na água, fauna e flora da região e entregues a Cetesb.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter