X

Cotidiano

Sespor promove palestra sobre combate ao assédio em São Vicente

Capacitação foi conduzida pela assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Hanna Pereira

Da Reportagem

Publicado em 07/05/2021 às 16:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O público feminino foi pauta, devido ao fato de, historicamente, a sociedade atribuir à mulher termos pejorativos dentro do esporte. / Divulgação/PMSV

A Secretaria de Esportes (Sespor), atenta aos possíveis problemas vividos dentro de um ambiente de trabalho, promoveu nesta semana uma palestra de capacitação em combate aos assédios moral e sexual. "A iniciativa propõe um ambiente igualitário. Com isso, tivemos a ideia de trazer uma especialista para abordar o assunto. Devemos trabalhar o respeito à mulher no esporte. Em São Vicente, temos vários exemplos femininos que ajudam a erguer a bandeira esportiva da primeira Cidade do Brasil", explica o Secretário Adjunto de Esportes, Marcio dos Santos.

O evento foi conduzido pela assessora de Políticas para a Mulher, Hanna Pereira. O objetivo é mostrar aos profissionais da área, que em algumas ocasiões o discurso não evidencia a presença de um diálogo ofensivo, mas que está embutido. A palestrante denomina isso como “ofensa silenciada”. O ato pode ocorrer tanto para âmbito moral quanto sexual. Hanna explica que dentro do assédio moral, a ação só pode ser caracterizada dessa forma quando se trata de um ato recorrente. “Um grito específico ou bater de porta exagerado, não se configura como assédio. Trouxemos exemplos de discursos e atitudes abusivas”, afirma. 
 
O público feminino foi pauta, devido ao fato de, historicamente, a sociedade atribuir à mulher termos pejorativos dentro do esporte. Visando mudar este cenário em São Vicente, a Sespor realiza ações de conscientização. A sessão trouxe possíveis diálogos a serem utilizados e que trabalham de modo respeitoso. A meta é que professores e gestores da Secretaria, além de operadores de equipamentos, estejam aptos a um bom atendimento ao público. 
 
O professor de boxe, Michel Carvalho, aprovou a palestra e fez uma reflexão sobre o assunto. “O bate-papo foi fundamental. É importante tomarmos cuidado para não desrespeitar ninguém. O mundo está passando por grandes mudanças e precisamos ter ferramentas para incluir a todos. A base de tudo é servir com respeito como todos merecem”, relatou. 
 
Outro assunto abordado pela palestrante foi a vulnerabilidade social. Foram trabalhadas formas de contato que pregam respeito e empatia com os mais necessitados, objetivando atrair essas pessoas para transformar o esporte em um ambiente igualitário, proporcionando espaço a todos os vicentinos que desejam realizar exercícios físicos. 
 
O Secretário de Esportes, Wagner Paraguay, ressalta a importância do esporte no combate às injustiças. “O esporte, nas antigas civilizações, sempre demonstrou desigualdade. Atualmente, não podemos compactuar com um ambiente machista e com falta de respeito. A área esportiva contribui não somente para a formação corporal, mas também na formação do caráter do indivíduo. E é assim que a Sespor vai direcionar o esporte, com igualdade”, concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter