Cotidiano
A ação integra a rede de proteção estadual e ganhou destaque neste mês de agosto, durante a campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher
Segundo dados oficiais, 205 viagens foram realizadas entre janeiro e julho, o que representa uma média de uma mulher beneficiada por dia com o serviço / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a empresa de mobilidade urbana 99, vem oferecendo transporte gratuito e seguro para mulheres vítimas de violência doméstica desde janeiro deste ano. A ação integra a rede de proteção estadual e ganhou destaque neste mês de agosto, durante a campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Segundo dados oficiais, 205 viagens foram realizadas entre janeiro e julho, o que representa uma média de uma mulher beneficiada por dia com o serviço. A iniciativa permite que vítimas de agressão possam se deslocar sem custo até Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Institutos Médico-Legais (IMLs) para realização de exames de corpo de delito, ou unidades de pronto-socorro.
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado, em fevereiro de 2025, o estado de São Paulo registou recorde histórico de casos de estupro desde 2001
O acesso ao transporte ocorre a partir do disque 190, central de emergência da Polícia Militar. No atendimento, a mulher é acolhida por uma policial da Cabine Lilás, estrutura especializada no suporte a vítimas de violência de gênero. Após o acolhimento inicial, é oferecida a possibilidade de deslocamento gratuito com o uso de voucher digital via aplicativo 99.
Continua depois da publicidade
A solicitação do transporte é feita diretamente pelas policiais da Cabine Lilás, que acompanham em tempo real o trajeto da vítima, garantindo segurança durante o deslocamento. Em casos mais graves, uma viatura da PM pode ser enviada para acompanhar a ocorrência, assegurando mais apoio e proteção.
A medida busca ampliar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade aos serviços da rede de atendimento e oferecer uma alternativa segura, rápida e eficiente, especialmente em momentos críticos. Além disso, a parceria com a 99 visa reduzir as barreiras de mobilidade, que muitas vezes impedem que as vítimas busquem ajuda ou formalizem denúncias.
A ação integra um conjunto mais amplo de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres no estado de São Paulo, que inclui centros de referência, campanhas educativas, atendimento psicológico, jurídico e social, além da atuação da Patrulha Maria da Penha e das DDMs especializadas.
Continua depois da publicidade
O transporte gratuito reforça o compromisso do Estado em proteger vidas e combater todas as formas de violência de gênero, com soluções práticas que unem tecnologia, acolhimento e segurança pública.