X

Cotidiano

Sergio Moro estuda Plano de Ação para coibir tráfico de drogas no Porto de Santos

Só nos primeiros 4 meses deste ano, cerca de duas toneladas de cocaína foram apreendidas por agentes da Polícia Federal

Da Reportagem

Publicado em 30/04/2019 às 17:29

Atualizado em 30/04/2019 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A informação foi transmitida ao deputado Federal Júnior Bozzella (PSL) durante audiência na manhã de ontem / Divulgação

O ministro da Justiça Sergio Moro quer investir no estudo de medidas eficientes para o Combate ao tráfico de drogas no Porto de Santos, o maior da América Latina. A informação foi transmitida ao deputado Federal Júnior Bozzella (PSL) durante audiência na manhã de ontem, que tratou, dentre outras pautas, a defesa do Projeto de Lei Anticrime e a importância da permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça. 

Só nos primeiros 4 meses deste ano, cerca de duas toneladas de cocaína foram apreendidas por agentes da Polícia Federal. Grande parte da droga tinha como destino países da Europa, como Holanda e Bélgica. Estima-se que o número interceptado pelos agentes corresponde apenas a um pequeno percentual do que passa pelo porto. 

De acordo com o deputado, a manifestação positiva do ministro é um grande avanço. 

"Ele conhece o problema e deixou claro que já está estudando medidas para combater de maneira dura o tráfico de drogas e contrabando de mercadorias ilícitas em geral", ressalta.  

Para Bozzella, o desafio será a dimensão territorial do Porto de Santos que acaba dificultando a fiscalização e, consequentemente, facilitando a ação de criminosos. "Estamos falando do maior porto do Brasil em representatividade na balança comercial e em dimensões. São 7,8 milhões de metros quadrados de espaço útil e mais 50 terminais marítimos. Como conversei com o ministro, é fundamental a realização de um estudo para que qualquer medida a ser colocada em prática leve em conta o aumento do efetivo e capacitação profissional de alto nível para o grupo", destaca. 

Na visão do deputado, o objetivo é que o Cai Santista tenha profissionais de elite operando e um sistema que seja exemplo para os demais portos do Brasil e América do Sul.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter