X

Cotidiano

Seminário discute meios de reciclar resíduos orgânicos

Encontro reuniu poder público, entidades civis e especialistas no Sesc Santos. Umas das alternativas seria a compostagem domiciliar e empresarial

Vanessa Pimentel

Publicado em 29/06/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dessa vez, as discussões giraram em torno dos resíduos orgânicos (restos de comida, por exemplo) que podem ser reciclados através do processo da compostagem / Matheus Tagé/DL

Com iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos e a Rede Nossa Santos Sustentável, o debate “Soluções Sustentáveis para Gestão de Resíduos Orgânicos”, reuniu na tarde de ontem, no Sesc Santos, representantes do poder público, entidades civis e especialistas para falar sobre o atual panorama da gestão de resíduos do município.

Dessa vez, as discussões giraram em torno dos resíduos orgânicos (restos de comida, por exemplo) que podem ser reciclados através do processo da compostagem e diminuiria consideravelmente a quantidade de lixo que acaba indo para o aterro sanitário.

“Cada um de nós gera em média um quilo de lixo por dia e mais da metade disso é matéria orgânica, ou seja, restos de alimentos que vão para o lixo. Mas, se começarmos a olhar os resíduos orgânicos como recicláveis, reduziremos 50% do nosso volume diário de lixo”, explica Claudio Spínola.

Ele é diretor da Morada da Floresta, uma empresa que cria composteiras domésticas e de uso empresarial, que reduzem o montante de resíduos orgânicos a serem destinados à coleta municipal e têm como produto final adubo orgânico de boa qualidade para hortas e jardins.

As alternativas discutidas visam reciclar além de plástico, vidro, papel, restos de alimentos que, segundo os pesquisadores presentes, são decompostos em três meses através da compostagem caseira. Com a ajuda das minhocas, o processo passa para 30 dias. “Com menos lixo para ser coletado, menor o valor do custo com o serviço municipal”, diz Claudio.

Além da técnica da compostagem doméstica, o seminário discutiu os contratempos causados pelos incineradores. Estudos expostos pelo professor Maurício La Fuente mostraram que diversos países que adotaram este tipo de tecnologia tiveram problemas com a qualidade do ar em longo prazo, causados pela presença do gás metano que é gerado pela queima de resíduos e, atualmente, estão voltando atrás em relação ao processo. Também sugeriu opções para lidar com a questão do lixo de forma metropolitana.

“É necessário que se pense em fazer compostagem com resíduos de poda, usar a tecnologia dos biodigestores de forma intermunicipal para que a quantidade de resíduos seja suficiente para manter o equipamento, incentivar a reciclagem e replicar a lei 952 de Santos nos outros municípios da Baixada Santista”, concluiu La Fuente.

O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, também participou do encontro e disse que o tema resíduos sólidos precisa ser discutido amplamente para evitar erros que já aconteceram em outros lugares.

“Nós estamos contando com os estudos do IPT para buscar melhores opções em relação à destinação final do lixo, perante o fim da vida útil do aterro Sítio das Neves. A Lei Recicla Santos, que entra vigor no próximo dia 2, vem de encontro a esse pensamento e tem como objetivo organizar a logística do lixo. Admiramos as iniciativas tomadas lá fora para resolver esta questão, então porque não inseri-las aqui?”, disse o secretário.

Durante sua palestra, Libório teve de responder diversos questionamentos dos munícipes presentes que ainda têm dúvidas de como a nova lei irá funcionar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter