Cerimônia de hasteamento das bandeiras marcou o início das celebrações / Divulgação/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
As cidades da Baixada Santista estão se preparando para as comemorações da Semana da Pátria e do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. Em algumas cidades, a programação especial teve início ontem (1º).
O primeiro evento alusivo à data, em Santos, foi a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras, realizada na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, nesta quinta-feira. O ato teve a presença de autoridades civis, militares e contou com apresentações musicais da banda regimental da Polícia Militar (CPI-6), do coral da Unidade Municipal de Ensino João Papa Sobrinho, além das execuções dos hinos Nacional, da Independência e de Santos.
Continua depois da publicidade
A celebração também foi marcada pela premiação aos três alunos vencedores do concurso literário ‘Independência do Brasil’, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Clube 21 Irmãos Amigos. Tiago Venâncio (1º lugar), Victoria de Paiva (2º) e Manuella Lima (3º) foram os estudantes premiados.
“O amor à pátria desperta o nosso sentimento de cidadania. Precisamos valorizar nossos símbolos como a bandeira e figuras importantes da história brasileira, como o santista José Bonifácio, patriarca da Independência. Neste ano teremos o Festival do Bicentenário e as celebrações serão especiais, com praças revitalizadas, inauguração de equipamentos, rota de passeios pelo Centro e muito mais”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
Guarujá também iniciou as comemorações nesta quinta-feira (1º), com a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, na Praça das Bandeiras – Praia de Pitangueiras. O evento contou com a apresentação da banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve do Exército (2º Bil), e a presença de estudantes de escolas municipais, além da corporação da Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM).
SEXTA-FEIRA
Guarujá realiza hoje o desfile cívico com estudantes da rede municipal, a partir das 9h. Por conta do evento, a Avenida Rio Amazonas, no Perequê, estará interditada. A interdição acontece no trecho a partir da Rua Purús até a Rua Tapajós, das 6 horas às 15 horas. Desta forma, os motoristas terão como opção a Rua da Madeira, para ambos os sentidos.
Continua depois da publicidade
Em Santos, o dia 2 de setembro marca a abertura da exposição ‘Protagonistas no processo de Independência do Brasil’, no Outeiro de Santa Catarina. A exposição, que apresenta momentos importantes da Independência, como a participação de José Bonifácio e a vinda de dom Pedro I a Santos, ficará aberta até 16 de setembro.
Também como parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil, Cubatão inaugura hoje, às 11h, a nova sede da Guarda Municipal, na Avenida 9 de Abril, 1. 910, no Centro.
Já o município de São Vicente, promove a solenidade de Hasteamento da Bandeira, na Subprefeitura da Área Continental (Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco), às 9h.
SÁBADO
Continua depois da publicidade
Amanhã (3), é a vez de Cubatão realizar a cerimônia de hasteamento de Bandeiras, acompanhado da banda do Exército Brasileiro, e o desfile cívico-militar com apresentações da Guarda Civil Municipal de Cubatão, escolas, serviços e militares. As celebrações acontecem na Av. Nove de Abril, esquina com a Av. Joaquim Miguel Couto, no Centro.
DOMINGO
A partir do dia 4, o espetáculo Caminhos da Independência será apresentado em Cubatão. A encenação, realizada pelo Teatro do Kaos, conta com a participação do ator André Bankoff no papel de Dom Pedro I. Já a atriz Gyselle Soares dá a vida, pela terceira vez, à Maria Leopoldina. A encenação segue até 7 de setembro, às 20h, no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34), no Largo do Sapo, em Cubatão. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível.
Continua depois da publicidade
SEGUNDA-FEIRA E TERÇA-FEIRA
São Vicente promove o Desfile Cívico na Área Continental (Avenida Dep. Ulisses Guimarães - Jardim Rio Branco), nesta segunda-feira (5), às 9h. Já na terça (6), acontece o Desfile Cívico na Área Insular (Av. Capitão-Mor Aguiar, Centro), também às 9h.
Entre os dias 6 e 9 de setembro, Praia Grande apresenta o espetáculo “Cartas de Leopoldina – A Mãe da Independência”, que mostra a visão de Leopoldina, casada com D. Pedro I e princesa regente do Brasil na época, contando à família sobre sua chegada ao Brasil e a relação com a família real portuguesa e o povo brasileiro. As cartas da princesa mostram que ela teve importante papel para que o país conseguisse sua independência. Os ingressos já estão sendo distribuídos no Palácio das Artes. As apresentações acontecem às 20h.
Continua depois da publicidade
Ainda no dia 6, o município de Praia Grande inaugura a exposição “Independência e Arte”, com desenhos e esculturas sobre a Independência feitos pelos alunos da rede municipal de ensino. Os artigos ficarão expostos na Galeria Nilton Zanotti até o dia 1º de outubro, com visitação gratuita aos moradores e turistas de Praia Grande. Já o Museu da Cidade promoverá uma reflexão, por meio de imagens e artigos, sobre a relação da mulher com a Independência, apresentando que, nos bastidores do marco histórico, muitas delas foram importantes naquele contexto predominantemente masculino.
QUARTA-FEIRA
No dia 7 de setembro, a programação em Santos se concentra no Centro Histórico e será iniciada com o Festival da Independência, que será realizado desta vez na Praça Mauá, a partir das 10h, com desfile cívico e participação dos alunos das escolas municipais de Santos.
Continua depois da publicidade
A partir das 11h30 serão iniciadas as entregas alusivas à data. São elas: inauguração do Memorial José Bonifácio (Praça Mauá), revitalização da Praça Barão do Rio Branco, reabertura do Pantheon dos Andradas e inauguração de uma estátua instagramável do Patrono da Independência.
Além disso, no período de 7 a 11 de setembro, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos realiza a Rota da Independência e um passeio especial de bonde para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre a ligação do Centro Histórico com o momento marcante do País.
Em São Vicente, o dia 7 de setembro será celebrado com o Hasteamento da Bandeira, na Praça 22 de Janeiro, no Gonzaguinha, Área Insular, às 9h.
Continua depois da publicidade
Até o momento, as prefeituras de Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe não divulgaram a programação.