Exposições artísticas, livros e documentos sobre Benedito Calixto estão em pontos de cultura em Itanhaém / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Para celebrar a Semana Benedicto Calixto, em homenagem ao pintor, historiador e muralista, nascido em Itanhaém, uma ampla programação acontece, desde o dia 15 deste mês. E pode ser visitada em vários locais, reunindo mostras, painéis e exposições literárias, históricas e virtuais.
A Semana Benedicto Calixto é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Itanhaém.
A Biblioteca Municipal Paulo Bomfim está com a exposição 'Calixto em Letras' com livros do próprio autor e de outros escritores.
Continua depois da publicidade
No dia 16 aconteceu o painel 'Calixto um mar de histórias', reunindo as presenças de Chico Forlenza, DX, Marcos Rogério Meneghessi e Gustavo da Mota, com a mediação da historiadora Fatima Cristina Pires, na Biblioteca.
O público pode conferir ainda a mostra 'Terra de Calixto', na Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi, com obras de 19 artistas plásticos de Itanhaém e da região. Além das telas, há ainda uma escultura em areia com o pintor Benedito Calixto, feita pela artista plástica Renata Louzada. E pode ser vista até o dia 24 de novembro.
Continua depois da publicidade
Já no Gabinete de Leitura José Rosendo está a exposição 'Cartas de Calixto', que apresenta correspondências e documentos originais do artista. O objetivo é oferecer ao público um pouco dos pensamentos, da trajetória de vida e das reflexões de Calixto.
A coordenadora do Gabinete e Leitura, Fatima Cristina Pires, destaca a importância das cartas de Benedito Calixto para a cidade.
'As cartas de Benedito Calixto são importantes documentos históricos, em especial, as do autor que contam a importância da nossa história regional', explica Fatima.
Continua depois da publicidade
São várias cartas de diversas pessoas e de vários locais, enviadas por Calixto e também as que ele recebeu. Elas são referentes a assuntos sobre territórios importantes na região, como as Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe e, ainda, outras cidades do litoral.
'Calixto se preocupava com a região do litoral de São Paulo e foi um grande pesquisador da história regional, desde antes do século XVI, pois ele valoriza as culturas dos povos originários, antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil', ressalta.
A exposição 'Cartas de Calixto' pode ser vista até o dia 31 de outubro, no Gabinete de Leitura.
Continua depois da publicidade
O acervo das cartas de Benedito Calixto, hoje, está sob a responsabilidade da prefeitura de Itanhaém. A ideia é digitalizar e catalogar todos os documentos mais antigos e importantes para a Cidade.
Nas redes sociais também estão disponíveis os projetos 'Calixtinho conta histórias' e a 'Exposição Virtual de Calixto' com parte de suas obras em formato digital.
Benedito Calixto de Jesus nasceu em 14 de outubro de 1853, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ele se destacou como um dos maiores pintores do Brasil, no período entre o final do século XIX e início do século XX.
Continua depois da publicidade
Autodidata, Calixto produziu uma vasta obra artística, entre elas, paisagens, retratos e cenas históricas. Além da pintura, Calixto também foi pesquisador e escritor e se dedicou à história do Brasil, em especial, ao litoral paulista. Ele ainda escreveu artigos e livros sobre a cultura e o desenvolvimento do estado de São Paulo.
A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Pinacoteca está aberta de terça a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos finais de semana, das 11às 17 horas. E o Gabinete de Leitura, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, todos localizados no centro histórico de Itanhaém.