MEIO AMBIENTE

Sema realiza bloqueio viário com intuito de coibir descarte de  resíduos da construção civil

No primeiro semestre foram apreendidos cerca de 1.950 m³ de resíduos

Da Reportagem

Publicado em 05/07/2022 às 11:02

Compartilhe:

Fiscalização de descarte irregular / Amauri Pinilha/ Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande, em parceria com a  Diretoria do Meio Ambiente de Mongaguá e a Policia Rodoviária,  realizaram mais uma edição do bloqueio viário que acontece  periodicamente na divisa entre os dois municípios, e que tem como  objetivo acabar com as ações dos veículos que transportam e descartam  de forma irregular Resíduos da Construção Civil (RCC).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


“Essa é uma prática que realizamos desde 2018, e que tem surtido bons  resultados. No primeiro semestre deste ano, o setor da Sema apreendeu  cerca de 1.950m³ de Resíduos da Construção Civil (RCC), que foram  descartados de forma indevida. Essa quantidade de resíduos equivale a  130 caminhões Trucks carregados e, provavelmente, todo esse material  seria usado igualmente de forma irregular, em futuras instalações em  áreas de invasão e até mesmo em áreas de preservação ambiental”,  explicou o Diretor de Fiscalização Ambiental, Luciano Mola.

A Secretaria do Meio Ambiente conta com o apoio dos moradores para que  esse tipo de atividade seja cada vez mais controlada e pede para que o  munícipe crie o hábito de denunciar sempre que flagrar o descarte de  RCC. A denúncia pode ser realizada através da ouvidoria municipal (162  e 34962281) e pelo canal de denúncia de descartes irregulares, no  telefone 153.

Lembrando que os munícipes podem denunciar tanto pequenos descartes de  restos de reformas e construções que são colocados em terrenos  baldios, calçadas e até mesmo nas ruas, quanto grandes descartes por  caminhões de empresas em áreas públicas ou de preservação ambiental.  Munícipes que tiverem duvidas ou precisem de mais esclarecimentos  sobre o RCC, devem entrar e contato com a Secretaria do Meio Ambiente,  pelo telefone: 3496-5747.

A Sema enfatiza que, para aqueles que realizam pequenas reformas, a  Prefeitura de Praia Grande disponibiliza os Ecopontos, que recebem até  2 m³ de entulho. Ao todo, são 18 unidades espalhadas pela Cidade. Já  os caminhões que transportam RCC devem estar devidamente cadastrados  na Sema e portar o Certificado de Transporte de Resíduos (CTR).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NA CAPITAL

Adolescente rouba celular e morre atropelado por ônibus na fuga

Dois segundos após o furto o adolescente acaba atropelado por um ônibus que passava pela via, e fica preso embaixo do veículo

PLEITO MUNICIPAL

Eleições 2024: convenções partidárias se iniciam neste sábado

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter