X

Cotidiano

Sem vacina, coletores da Baixada Santista ameaçam paralisar os serviços

Setenta e dois já foram contaminados com coronavírus e 585 afastados por suspeita da doença

Carlos Ratton

Publicado em 15/05/2021 às 07:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Coletores e coletoras teriam que ter prioridade na vacinação por conta dos riscos diários / Nair Bueno/DL

Cerca de três mil coletores, responsáveis pela limpeza urbana nos nove municípios da Baixada Santista, ameaçam cruzar os braços caso as prefeituras não coloquem a categoria no rol de trabalhadores que precisam ser vacinados com prioridade.

A informação é do presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em empresas de prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), André Domingues de Lima.

A maioria dos trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pela coleta diária do lixo urbano usa os equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para exercer a função - máscara facial, mangotes (protetor de ombros), macacão, respirador com filtros de ar, calçados fechados e luvas. No entanto, a vacina é a maior garantia aos trabalhadores que prestam serviços essenciais.

"Fica aqui nossa indignação. Nossa categoria, mais uma vez, está sendo tratada com total descaso e desrespeito por culpa da má gestão das secretarias de Saúde, que sequer atendem as ligações para que pudéssemos esclarecer as funções desempenhadas, que nossos trabalhadores não pararam um único dia e precisam ser imunizados para exercer a função com segurança", afirma Lima.

A categoria foi incluída no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, mas, por enquanto, apenas os coletores de lixo séptico do município de Santos foram contemplados, através da Portaria SMS 011/2021, publicada no Diário Oficial de 12 de maio último, regulamentando a vacinação a partir do dia seguinte.

TERRACOM.

A empresa Terracom é a responsável pela coleta do lixo urbano de oito dos nove municípios da Baixada Santista. Ela possui 2.200 funcionários, mas somente 90 foram vacinados com a primeira dose e 31 imunizados com as duas doses.

"Desde o início da pandemia, tivemos 72 colaboradores de limpeza urbana contaminados com coronavírus e 585 afastados por suspeita da doença, todos já tendo retornado ao trabalho. A empresa já entrou em contato com as prefeituras solicitando que os funcionários da limpeza urbana tenham prioridade na imunização por se tratar de uma categoria de serviço essencial", revelou a Assessoria de Imprensa da Terracom, que criou um Comitê de Crise para dar todo o suporte necessário aos funcionários.

CONDESB.

A Reportagem buscou uma posição com o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), por ocupar a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que informou que os municípios da Baixada Santista seguem o Plano Estadual de Imunização contra Covid-19 que determina os públicos prioritários a serem vacinados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter