X

Cotidiano

Sem-teto ocupam hotel fechado na região central de São Paulo

Segundo a presidente do movimento, André Núbia Pereira, 55 famílias que moravam em Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade, tomaram os quartos do prédio

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/05/2014 às 20:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Famílias de sem-teto terminaram de ocupar nesta segunda-feira, 5, um hotel desativado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, região central de São Paulo. A invasão ao Hotel Bela Vista desativado em 2006, foi organizada pelo movimento Centro Cultural de Moradia Popular.

Segundo a presidente do movimento, André Núbia Pereira, 55 famílias que moravam em Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade, tomaram os quartos do prédio que fica na esquina da avenida com a Rua Magdalena. "Terminamos ontem de quebrar uma mureta que impedia a entrada. Nós morávamos em áreas com muitos córregos, muitos dos nosso lares foram derrubados e, por isso, tivemos de sair", disse Andréa.

Uma parte do prédio, que foi construída no começo do século 20, é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). No entanto, segundo Sandra Trabucco Valenzuela, professora de História da Arte e autora do livro Imagens da hotelaria na cidade de São Paulo, o estabelecimento não tem uma representatividade muito forte na história da hotelaria paulistana.

"Como muitos dessa região, o hotel provavelmente também sofreu com a degradação do entorno, o que desvaloriza o imóvel e exige grande investimento para preservação da fachada, que apresenta muitos elementos ornamentais", conta Sandra. Em 2010, depois de uma disputa entre os dois herdeiros do prédio, o imóvel foi a leilão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter