Cotidiano

Segundo maior templo católico do mundo eterniza nome de Papa Francisco em viaduto

O viaduto faz a ligação entre a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/09/2025 às 12:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 1969 / Vatican News/Divulgação

Continua depois da publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (19) a Lei 15.213/2025, que denomina “Viaduto Papa Francisco” o elevado localizado no km 2,3 da BR-488, em Aparecida (SP). A norma tem origem no Projeto de Lei 1.856/2025, de autoria do deputado Antonio Brito (PSD-BA), aprovado pelo Senado na última terça-feira (16).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O viaduto faz a ligação entre a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o segundo maior templo católico do mundo e o maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina. Apenas em 2024, o local recebeu cerca de 9 milhões de visitantes, de acordo com a administração da basílica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Detalhe quase despercebido une Papa Francisco a Leão XIV desde o batismo

• Relembre frases marcantes do Papa Francisco

Homenagem ao pontífice

O relator da matéria no Senado, Fernando Farias (MDB-AL), afirmou que a homenagem é “justa e sobremaneira digna”, destacando o legado de fé, humildade e justiça social deixado pelo papa. Ele também relembrou a visita de Francisco ao Santuário, em julho de 2013, quando recomendou que os fiéis seguissem o exemplo de acolhimento e amor maternal de Nossa Senhora Aparecida.

Ao defender a proposta na Câmara, o deputado Antonio Brito ressaltou o simbolismo da escolha:

Continua depois da publicidade

“A decisão é representativa, pois conecta diretamente a fé do povo brasileiro ao exemplo de humildade, diálogo e serviço ao próximo, características do pontificado do papa Francisco.”

Papa Francisco

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 1969. Tornou-se cardeal em 2001 e foi eleito o 266º papa da Igreja Católica em março de 2013.

Foi o primeiro sul-americano e também o primeiro jesuíta a assumir o pontificado. Reconhecido por sua postura de aproximação com os fiéis e ênfase em justiça social, faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos.

Continua depois da publicidade

Com a lei sancionada, a cidade de Aparecida, destino de milhões de romeiros anualmente, reforça o elo entre fé, devoção mariana e o legado do papa que conquistou o carinho dos católicos brasileiros.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software