Segundo bag do projeto piloto da Ponta da Praia já está instalado

Nesta quarta-feira (21), o trecho inicial da estrutura, a partir da mureta na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, será coberto com pedras

Comentar
Compartilhar
20 FEV 2018Por Da Reportagem19h02
A obra do projeto piloto da Ponta da Praia ganhou mais um bagFoto: Divulgação/PMS

A obra do projeto piloto da Ponta da Praia ganhou nesta terça-feira (20) mais um bag. O segundo saco de geotêxtil para a construção da barreira submersa que visa minimizar a erosão e os efeitos das ressacas foi instalado e preenchido com areia.

Nesta quarta-feira (21), o trecho inicial da estrutura, a partir da mureta na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, será coberto com pedras. Também está programada a instalação de mais um tapete e, em seguida, o terceiro bag.

Os tapetes ficam embaixo dos sacos que formarão a estrutura em "L" com 275 metros em uma parte e 240 metros em outra. No total serão instalados 49 bags, preenchidos com cerca de 7 mil metros cúbicos de areia. Cada saco deve pesar em torno de 300 toneladas.

A areia que preenche os sacos é levada por uma tubulação. O material é bombeado com o auxílio de uma draga.

O projeto piloto da Ponta da Praia é embasado em nota técnica da Unicamp. O custo da obra – R$ 2,9 milhões – será pago com recurso que o Ministério Público Estadual repassou à Prefeitura. O dinheiro é resultado de multa ambiental por acidente no Porto.