Segunda edição do Concurso Cidadão do Trânsito de Guarujá está com inscrições abertas

Podem se inscrever estudantes e professores da rede municipal até 25 de agosto

Comentar
Compartilhar
05 MAI 201517h13

A 2ª edição do Concurso Cidadão do Trânsito está com inscrições abertas. Podem participar alunos regularmente matriculados em toda a rede municipal de ensino de Guarujá, desde a educação infantil até o ensino profissionalizante e a educação de jovens e adultos (EJA). O concurso também é aberto aos educadores. O objetivo é incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema, para despertar em cada um a consciência e a reponsabilidade de todos para a segurança no trânsito.

Os interessados terão quatro meses para desenvolver os trabalhos. O concurso é em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro. As inscrições deverão ser feitas até 25 de agosto.

No total são oito categorias distribuídas por temas. Os vencedores de cada categoria receberão troféu e medalha. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de setembro. De acordo com a coordenadora do setor de Educação para o Trânsito e Estatísticas, da Diretora de Trânsito e Transporte Público de Guarujá, Rita Tanese, a intenção é envolver os estudantes sobre as leis de trânsito e a importância do tema na vida de todos.

“Tratar o tema dentro das escolas, por meio da elaboração de trabalhos, é uma forma eficaz e que atinge um número grande de pessoas, já que os alunos transmitem para os familiares o conhecimento, pois são os nossos porta-vozes em casa”, pontua Rita.

Todos os trabalhos deverão constar a identificação do candidato, com nome, série e escola e tema proposto. Outras informações devem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone 3383-5923.

Confira os temas abordados, distribuídos por categoria:

1. Educação Infantil IV – ' Criança Segura no Trânsito'. Os candidatos deverão elaborar um desenho, pintura ou colagem em folha de sulfite A4.

2. Educação Infantil V – 'Meios de Transportes'. Elaboração de uma foto (10x15) e fazer uma maquete de algum tipo de veículo: carro, moto, avião, navio, ônibus ou caminhão.

3. Ensino Fundamental (1º ao 5º) – 'Faixa Viva Cidadã'. Elaboração de um desenho em papel A4, em qualquer técnica de desenho ou pintura, posição retrato ou paisagem, com extensão de uma página. Não serão aceitos desenhos elaborados em computador.

4. Ensino Fundamental (6º ao 7º) – 'Faixa Viva Cidadã '. Conto ou redação, com no mínimo 25 e no máximo 50 linhas, ou Histórias em quadrinho em folha A4, qualquer tema de desenho ou pintura, posição retrato ou paisagem.

5. Ensino Fundamental (8º ao 9º) – 'Faixa Viva Cidadão' – Deverá ser composta uma música no gênero RAP, com execução vocal, acompanhamento instrumental com duração máxima de 5 minutos.

6. Ensino Profissionalizante – 'Situações de Risco no Trânsito para o Pedestre' – apresentação de texto nos gêneros conto e crônica, ou então, produção de vídeo ou peça publicitária (slogan de campanha, pôster, cartaz, folder e busdoor). Para a produção de conto ou crônica, deverá ser observado o limite de linhas de 25 a 50.

7. Educação de Jovens e Adultos I e Educação de Jovens e Adultos II – 'Situações de Risco no Trânsito para o Pedestre' – Pode ser realizado uma música individual ou em grupo, no gênero RAP, com a temática proposta, vocal a capela ou vocal com acompanhamento instrumental, com duração de 5 minutos. Também pode ser feita paródia a ser escrita com letra legível ou digitada conforme as normas ABNT, em folha sulfite A4.

8. Educadores – Projetos de Educação de Trânsito – 'Educação de Trânsito – Criança Segura no Trânsito' – os trabalhos inscritos nesta categoria deverão ter sido executados em conformidade à legislação vigente à portaria nº 147/09 do Denetran, que aprova diretrizes nacionais da Educação para o Trânsito.