Continua depois da publicidade
Uma segunda etapa do Cidade Aberta (http://www.santos.sp.gov.br/cidadeaberta/), portal que tem por objetivo conferir mais transparência à prefeitura, teve início semana passada, com a publicação do decreto nº 6.672 no Diário Oficial do dia 16.
O documento ressalta a obrigação de todas as unidades da Administração Municipal em utilizar sistemas de informação computadorizados para o registro das atividades rotineiras.
Continua depois da publicidade
As secretarias têm até o dia 16 para justificar o motivo da não adequação a esses sistemas. A partir dessas respostas, a prefeitura irá elaborar um plano de ação com cronograma, para que sejam feitas as devidas adequações.
Implantado ano passado pela Secor (Secretaria de Comunicação e Resultados), o Cidade Aberta consiste em disponibilizar dados públicos e índices relativos às ações, programas e projetos executados.
Continua depois da publicidade
Para que a iniciativa funcione adequadamente, é necessário que todas as secretarias implementem um sistema de informatização para inserção de dados. O trabalho de coleta e organização é realizado por um grupo permanente, composto por representantes de diversas secretarias.
Bullet
A disponibilização dos dados do Cidade Aberta tem como finalidade, além de contemplar o quesito da transparência, servir de norteador para a readequação e redirecionamento das ações de governo, visando, sobretudo, aperfeiçoar a qualidade dos serviços e programas oferecidos à população.
Continua depois da publicidade