Secretarias de Meio Ambiente e Operações Urbanas realizam mutirão de limpeza na Prainha Branca

O objetivo foi recolher materiais inservíveis, como eletrodomésticos, móveis, madeiras e similares; a ação foi iniciada no dia 10, porém como o volume foi grande, continua nesta sexta-feira (17)

Comentar
Compartilhar
16 ABR 201512h05

Nesta sexta-feira (17), a partir das 8h30, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Guarujá em parceria com a Secretaria de Operações Urbanas realizará um mutirão de limpeza na região da Prainha Branca, no rabo do dragão. A ação de cuidado e fiscalização da Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararú (APA Serra do Guararú) é realizada rotineiramente.

Em vistorias anteriores ao local, em fevereiro e março, a equipe da Semam constatou grande quantidade de resíduos e na última atividade, na sexta-feira (10), foi constatada a existência de uma grande quantidade de resíduos na tradicional comunidade caiçara, como móveis, eletrodomésticos, madeiras, etc. A coleta de lixo é feita por barco, pelo mar. Nesta ação, a retirada foi feita por terra, por um acesso particular.

O local é de difícil acesso, por isso foi montada uma operação conjunta entre as secretarias e a Sociedade Amigos da Prainha Branca, que auxiliaram na retirada dos resíduos sólidos, levando até SP 061, Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, conhecida como estrada Guarujá Bertioga. Cerca de 20 pessoas participaram da ação.

A execução do mutirão de limpeza exigiu uma operação complexa. A comunidade carregou os resíduos até uma área de transbordo, dentro de uma casa no local, de onde a equipe da Semam transportava em viaturas menores até a estrada Guarujá Bertioga. De lá, saiam os caminhões e as equipes da coleta de lixo, sobre fiscalização da Secretaria de Operações Urbanas.

A operação contará ainda com o apoio do Restaurante Caravelas para o fornecimento de lanches para os participantes do mutirão.