X

Cotidiano

Secretaria Estadual da Habitação entrega 82 moradias em Peruíbe

Assinatura dos contratos e a entrega das chaves foram feitas de maneira administrativa para evitar aglomerações

Da Reportagem

Publicado em 18/03/2020 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria do Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou, 82 apartamentos, no bairro Estância dos Eucaliptos, em Peruíbe, na Baixada Santista, nesta terça-feira, 19 de março. O conjunto habitacional, composto por seis edifícios, de cinco andares cada, recebeu investimentos de R? 12,6 milhões de reais.

Em virtude da pandemia de Coronavírus, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves foram realizadas administrativamente, em parceria com a prefeitura de Peruíbe. O atendimento se deu de maneira escalonada, ao longo do dia. "Com essa medida, seguimos a orientação das autoridades sanitárias e do Governo do Estado, no sentido de evitar aglomerações de pessoas", explica do secretário da Habitação, Flavio Amary.

Os apartamentos de dois dormitórios são compostos por sala, banheiro, cozinha e área de serviço, têm 52 m2 e já vêm com piso cerâmico e azulejos nas áreas molhadas. O condomínio conta ainda com estacionamento com 43 vagas para automóveis, playground e praça de convivência. Três unidades de 38 m2, com apenas um dormitório, foram reservadas para portadores de deficiência, com mobilidade reduzida.

O conjunto habitacional é destinado ao assentamento de moradores de áreas de risco de Peruíbe. Adriana Coelho de Oliveira, 40 anos, é uma delas. Moradora da "Viela O" há dezoito anos, ela finalmente poderá contar com uma moradia digna. "Atrás da minha casa tem um mangue, quando chove, a rua inunda. É muito perigoso. Agora, sei que vou ter um imóvel legalizado, que poderei deixar para os meus filhos. Estou muito feliz", diz a vendedora, dona de uma barraca na praia.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Nessa entrega, 94% das famílias ganham entre um e um salário mínimo e meio. O valor mínimo da prestação é de R? 209,00.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter