Cotidiano
As vagas são destinadas exclusivamente a homens e exigem ensino superior completo em qualquer área, idade entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,60m e Carteira Nacional de Habilitação
O cronograma prevê o pagamento da taxa até 22 de dezembro, divulgação da convocação para a prova em 27 de janeiro de 2026 / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo prorrogou até 22 de dezembro, às 16h, o prazo de inscrições para o concurso que oferece 1.100 vagas para o cargo de policial penal. Antes, o encerramento estava previsto para 8 de dezembro. As candidaturas devem ser feitas pelo site do Instituto AOCP, mediante pagamento da taxa de R$ 122,17. O salário inicial é de R$ 4.695,60.
As vagas são destinadas exclusivamente a homens e exigem ensino superior completo em qualquer área, idade entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,60m e Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B. O cargo de policial penal foi criado a partir da unificação das funções de agente de segurança penitenciária e agente de escolta e vigilância, formalizada em setembro de 2024. A Polícia Penal paulista, subordinada à SAP, é responsável pela custódia de cerca de 200 mil presos distribuídos em mais de 180 unidades prisionais.
Continua depois da publicidade
A prova objetiva está marcada para a tarde de 8 de fevereiro de 2026 e contará com 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. A avaliação será aplicada em oito cidades: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. As etapas seguintes, ainda sem data definida, incluem aferição de estatura, teste físico — com exercícios de barra fixa, abdominal e corrida —, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e investigação social.
O Instituto AOCP é responsável pela organização da seleção. Candidatos podem tirar dúvidas pelo telefone (44) 3013-4900, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].
Continua depois da publicidade
O cronograma prevê o pagamento da taxa até 22 de dezembro, divulgação da convocação para a prova em 27 de janeiro de 2026, realização do exame em 8 de fevereiro, publicação do gabarito preliminar em 10 de fevereiro e prazo para recursos entre 11 e 13 de fevereiro.