Cotidiano

São Vicente: servidores passam por capacitação para identificar bebidas adulteradas

Organizada pela Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), a capacitação teve como foco a identificação de produtos possivelmente adulterados por meio da análise de rótulos, impressão, formato das garrafas e outras características dos recipientes

Igor de Paiva

Publicado em 11/01/2026 às 15:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A capacitação tratou do papel da Abrabe / Divulgação

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira (11), servidores de São Vicente participaram de um treinamento sobre identificação de adulteração de bebidas, realizado pela Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Organizada pela Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), a capacitação teve como foco a identificação de produtos possivelmente adulterados por meio da análise de rótulos, impressão, formato das garrafas e outras características dos recipientes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Fábrica de bebidas 'batizadas' é fechada pela polícia em Santos com centenas de garrafas

• Polícia amplia ofensiva em nova etapa de operação contra bebidas adulteradas

Aproveite e veja também: Polícia amplia ofensiva em nova etapa de operação contra bebidas adulteradas

Continua depois da publicidade

A capacitação tratou do papel da Abrabe, das normas que regem a importação de bebidas alcoólicas e dos principais sinais que ajudam a identificar produtos falsificados ou adulterados.

O encontro reuniu cerca de 50 servidores no auditório da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), na Esplanada dos Barreiros. Participaram fiscais das secretarias de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp) e de Defesa e Organização Social (Sedos), além de policiais civis e militares, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e representantes da Vigilância Sanitária.

A iniciativa, promovida pela Sedos, integra as ações contínuas do Município para combater a adulteração de bebidas. Desde o ano passado, o trabalho vem sendo intensificado com a Operação Metanol, que realizou fiscalizações em diversos bairros da Cidade, resultando na apreensão de produtos irregulares e na interdição de estabelecimentos. A capacitação realizada nesta quinta-feira reforça o preparo técnico das equipes e amplia a capacidade de atuação ao longo do ano.

Continua depois da publicidade

Para o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, a qualificação dos servidores é estratégica para a segurança da população. “Enfrentamos uma série de casos envolvendo metanol no ano passado, o que exigiu uma mobilização imediata do poder público. Nosso objetivo é impedir a comercialização de bebidas impróprias para consumo e intensificar cada vez mais as fiscalizações”, destacou.

O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, ressaltou que a capacitação fortalece toda a cadeia comercial. “A qualificação dos fiscais contribui para um comércio mais justo, aumenta a confiança da população e beneficia tanto os comerciantes regulares quanto o Município, garantindo um serviço público mais eficiente e seguro”, afirmou.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software