Cotidiano
Organizada pela Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), a capacitação teve como foco a identificação de produtos possivelmente adulterados por meio da análise de rótulos, impressão, formato das garrafas e outras características dos recipientes
A capacitação tratou do papel da Abrabe / Divulgação
Continua depois da publicidade
Na última quinta-feira (11), servidores de São Vicente participaram de um treinamento sobre identificação de adulteração de bebidas, realizado pela Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).
Organizada pela Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), a capacitação teve como foco a identificação de produtos possivelmente adulterados por meio da análise de rótulos, impressão, formato das garrafas e outras características dos recipientes.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Polícia amplia ofensiva em nova etapa de operação contra bebidas adulteradas
Continua depois da publicidade
A capacitação tratou do papel da Abrabe, das normas que regem a importação de bebidas alcoólicas e dos principais sinais que ajudam a identificar produtos falsificados ou adulterados.
O encontro reuniu cerca de 50 servidores no auditório da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), na Esplanada dos Barreiros. Participaram fiscais das secretarias de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp) e de Defesa e Organização Social (Sedos), além de policiais civis e militares, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e representantes da Vigilância Sanitária.
A iniciativa, promovida pela Sedos, integra as ações contínuas do Município para combater a adulteração de bebidas. Desde o ano passado, o trabalho vem sendo intensificado com a Operação Metanol, que realizou fiscalizações em diversos bairros da Cidade, resultando na apreensão de produtos irregulares e na interdição de estabelecimentos. A capacitação realizada nesta quinta-feira reforça o preparo técnico das equipes e amplia a capacidade de atuação ao longo do ano.
Continua depois da publicidade
Para o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, a qualificação dos servidores é estratégica para a segurança da população. “Enfrentamos uma série de casos envolvendo metanol no ano passado, o que exigiu uma mobilização imediata do poder público. Nosso objetivo é impedir a comercialização de bebidas impróprias para consumo e intensificar cada vez mais as fiscalizações”, destacou.
O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, ressaltou que a capacitação fortalece toda a cadeia comercial. “A qualificação dos fiscais contribui para um comércio mais justo, aumenta a confiança da população e beneficia tanto os comerciantes regulares quanto o Município, garantindo um serviço público mais eficiente e seguro”, afirmou.