A marca superou a do ano passado, que foi de 724,1 mm / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
São Vicente registrou o maior índice de chuvas para o mês de fevereiro dos últimos 67 anos. Ao todo, foram 915,2 mm. O esperado pluviométrico para o período era de 400 mm. A marca superou a do ano passado, que foi de 724,1 mm. O Município está em nível vigente de atenção.
Com o índice elevado de chuvas, a Defesa Civil alerta para o surgimento de trincas ou rachaduras nos imóveis, escoamento de água barrenta nas encostas do morro e alagamentos. Em caso de emergência, o contato é o 199.
Continua depois da publicidade
Planejamento verão
Durante o verão, período em que a ocorrência de chuvas é maior, o trabalho da Prefeitura segue as determinações do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que entrou em vigor no dia 1º de dezembro de 2019 e seguirá até o dia 31 deste mês, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.
Continua depois da publicidade
O PPDC orienta as secretarias que compõem a Prefeitura na atuação no monitoramento da previsão meteorológica, análise das condições de segurança das encostas e minimização de riscos por meio da remoção e abrigo de famílias que se encontrem ameaçadas por movimentos gravitacionais de massa.
Como já foi citado, o Município está em nível de atenção. Com isso, ocorrem ações previstas no PPDC, como vistoria nos morros e acompanhamento meteorológico.