São Vicente recebe mais uma ambulância para o SAMU

Com a nova viatura, a cidade amplia sua frota para 15 veículos, sendo 12 ambulâncias

Comentar
Compartilhar
14 MAR 2019Por Da Reportagem19h30
Entrega do novo veículo foi realizada nesta quinta-feira (14)Foto: Divulgação/PMSV

A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), mais um reforço para a sua frota de veículos. A entrega da nova ambulância de suporte básico, para atender ao SAMU,foi feita pelo prefeito Pedro Gouvêa, no estacionamento do Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro).

Com a nova viatura, São Vicente amplia sua frota para 15 veículos, sendo 12 ambulâncias a serviço do SAMU (sete próprias do Município e outras cinco alugadas) e outras três que atendem ao Transporte Fora do Domicílio (TFD), para a locomoção de pacientes que fazem tratamento, exames, consultas e procedimentos em outras cidades da Baixada Santista, do Interior do Estado e da Grande São Paulo.

Aquisições - Em 2017, no início da atual administração vicentina, a Cidade tinha apenas uma ambulância em operação. Em meados daquele ano, a administração garantiu a recuperação de mais dois antigos veículos, para reforço da frota. Dessas, duas seguem servindo à Saúde.

Já no ano seguinte, a Prefeitura garantiu a aquisição de mais veículos. Assim, em abril, a Cidade ganhou uma UTI móvel. Em outubro chegaram mais duas ambulâncias para o Suporte Básico. Em novembro, foram entregues mais três veículos, modelo Kangoo, que foram adaptados como ambulâncias e destinados ao Transporte Fora do Domicílio (TFD). O ano de 2018 foi fechado com a conquista de mais duas ambulâncias, que foram destinadas ao SAMU.

A ambulância entregue nesta quinta-feira é a primeira que a Cidade recebe em 2019. A expectativa é que até a metade do ano, São Vicente receba mais três novos veículos para reforçar e melhor atender à população.

O prefeito Pedro Gouvêa comemorou o recebimento da nova ambulância. “Contávamos apenas com uma ambulância no início do nosso governo e hoje estamos com 15 veículos. Isso é fruto de um trabalho muito sério em conjunto com a Secretaria da Saúde e mostra que estamos empenhados em prestar um serviço de qualidade para São Vicente”.

O enfermeiro do Samu, Marcelo de Almeida César, comenta os benefícios da nova ambulância. “O veículo conta com tecnologia atual, itens de segurança atualizados e um perfil que visa buscar um atendimento de maior qualidade possível”.

Além disso, o novo veículo pode transportar pacientes que possam receber medicações endovenosas e conta com dispositivos para auxílio com oxigênio, uma maca retrátil que consegue mover o paciente com facilidade e segurança e capacidade para levar um acompanhante.

Colunas

Contraponto