São Vicente recebe mais profissionais do programa Mais Médicos

Quatro profissionais vão se juntar aos quatro médicos que já estão na cidade. Durante a próxima semana eles vão fazer o reconhecimento do município e dos serviços de Saúde oferecidos

Comentar
Compartilhar
01 NOV 201317h56

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) recebeu nesta sexta-feira (01), quatro profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Durante a próxima semana eles vão fazer o reconhecimento da Cidade e dos serviços de Saúde oferecidos. Depois de receber o registro provisório poderão começar a atender em Unidades Básicas de Saúde (UBS). De origem cubana, fazem parte da segunda fase do programa e vão se juntar aos demais profissionais que estão na Cidade desde setembro.

Três mulheres e um homem, todos com especialidade em clínica médica, devem, em breve, fazer parte do quadro de funcionários das Unidades Básicas de Saúde da Vila Margarida, Parque Bitaru, Parque São Vicente e Parque das Bandeiras. Yumara Perez Garriga, Yereny Nodarse Vera, Yasmin Terrero Columbie e Ydeliso Castillo Miclin, passaram 15 dias estudando a língua portuguesa antes de embarcar para o Brasil. Sobre o idioma, Ydeliso acredita que é difícil, mas com mais tempo por aqui eles vão aprender a falar e entender melhor. Quanto à receptividade dos vicentinos, Yaumara está otimista, “nosso trabalho é que vai falar por nós”.  Yasmim está confiante e espera contar com a ajuda da população para melhorar a saúde na Cidade.

Depois de receber o registro provisório, os profissionais poderão começar a atender em Unidades Básicas de Saúde (UBS) (Foto: Divulgação)

Os três médicos estrangeiros que vieram para São Vicente na primeira fase do programa começam a atender nas UBS nesta segunda-feira (04/11), já com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). Freddys Freddys Barrueto Bravo se apresenta  na UBS Saquaré; Maria Inês Maria Inês Quintero Montero vai atuar na UBS Ponte Nova; Silvia Carolina Piona Ramirez, na UBS do Caic, no Humaitá. Raimundo Carlos da Rocha Costa, o único brasileiro, já está atuando na UBS da Cidade Náutica.