Cotidiano

São Vicente realiza ações durante o Setembro Amarelo

Programação contra o suicídio mobiliza sociedade com palestras, rodas de conversa e atividades nas escolas este mês

Da Reportagem

Publicado em 11/09/2018 às 20:00

Compartilhe:

Desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ mobiliza a sociedade na prevenção do suicídio. A campanha acontece durante todo o mês em São Vicente e contará com rodas de conversas e palestras na Cidade. As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria de11) Educação (Seduc) e Secretaria de Assistência Social (Seas). Nesta terça-feira (11), o Centro de Valorização à Vida (CVV) ministra palestra no II Encontro de Grêmios Estudantis de São Vicente. O evento reúne 300 estudantes

A Secretaria de Educação conseguiu envolver cerca de 60 escolas para se mobilizarem pela causa, e criar caminhos para o diálogo e prevenção não só ao ato, como também ao pensamento suicida. A idéia surgiu no ano passado depois da popularização de jogos na internet incentivando o suicídio e, desde então, as escolas trazem iniciativas ao longo do período letivo, cada uma com uma forma diferente de abordagem.   

A Secretaria de Saúde convocou profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) para realizar palestras e rodas de conversas sobre o tema em locais como praça, hospitais e Casa do Adolescente.

Já a Secretaria de Assistência Social (SEAS), promoverá dois eventos. Uma roda de conversa na próxima quarta-feira (19, às 9h, com os adolescentes de acolhimentos, Camp Rio Branco e SCFV, na Faculdade de São Vicente – UNIBR. E no dia 25, às 14h, na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru) será realizada palestra destinada as secretarias municipais e servidores sobre “O contexto do suicídio e a prevenção no município de São Vicente”.

Índices

O assunto polêmico passou muitos anos sem ter atenção especial. Segundo informações do Ministério de Saúde, quase 63 mil pessoas tiraram a própria vida entre 2011 e 2016, uma média de 11 mil pessoas por ano. Os dados não incluem as tentativas de suicídio que não culminaram em morte.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos.  Em 2015, no Brasil, essa foi considerada a quarta causa de morte entre pessoas desta faixa etária. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a média da Baixada Santista é de que 6,6 mil pessoas tiram a própria vida a cada 100 mil.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade nacional, com 55 anos de existência, que presta atendimento às pessoas que estão passando por dificuldades e querem ser ouvidas. A pessoa não precisa se identificar. O teor da ligação fica em sigilo.  O número do CVV é 188. A ligação é gratuita e pode ser feito de qualquer aparelho telefônico.

Até novembro de 2017, quando o telefone era apenas para moradores de São Vicente, os voluntários atendiam em média 400 ligações por mês. Em 9 de dezembro de 2017 foi instalado o número 188  para todo o território brasileiro, assim uma pessoa residente em outra região poderia falar com alguém de São Vicente e vice-versa, sendo assim o número triplicou chegando a 1.200 ligações nessas três semanas.

Programação Secretaria de Saúde:

14/08 – CAPS ad II fará roda de conversa com funcionários do serviço e usuários da ESF Praça Vitória- 8h

17/09 – CAPS Domingos Stamato fará roda de conversa nas ESFs Vila Margarida e Saquaré – 15h

19/09 – CAPS II i fará palestra e roda de conversa no CMEI-9h

21/09 – CAPS ad II Fará palestra e roda de conversa na ESF Praça Vitória- 8h

24/09 – CAPS II i fará palestra e roda de conversa na Casa do Adolescente – 9h

25/09 - Participação da Saúde Mental na Roda de Conversa sobre “Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio” – Centro Médico Martim Afonso – 9h

05/10 – 14h – Ambulatório Irmã Dolores fará roda de conversa na UBS Central.

Observação: CAPS Jd. Rio Branco fará Roda de conversa nas ESFs Rio branco II e III em dia a definir no mês de setembro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter