X
Cotidiano

São Vicente realiza ações durante o Setembro Amarelo

Programação contra o suicídio mobiliza sociedade com palestras, rodas de conversa e atividades nas escolas este mês

Desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ mobiliza a sociedade na prevenção do suicídio. A campanha acontece durante todo o mês em São Vicente e contará com rodas de conversas e palestras na Cidade. As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde (Sesau), Secretaria de11) Educação (Seduc) e Secretaria de Assistência Social (Seas). Nesta terça-feira (11), o Centro de Valorização à Vida (CVV) ministra palestra no II Encontro de Grêmios Estudantis de São Vicente. O evento reúne 300 estudantes

A Secretaria de Educação conseguiu envolver cerca de 60 escolas para se mobilizarem pela causa, e criar caminhos para o diálogo e prevenção não só ao ato, como também ao pensamento suicida. A idéia surgiu no ano passado depois da popularização de jogos na internet incentivando o suicídio e, desde então, as escolas trazem iniciativas ao longo do período letivo, cada uma com uma forma diferente de abordagem.   

A Secretaria de Saúde convocou profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) para realizar palestras e rodas de conversas sobre o tema em locais como praça, hospitais e Casa do Adolescente.

Já a Secretaria de Assistência Social (SEAS), promoverá dois eventos. Uma roda de conversa na próxima quarta-feira (19, às 9h, com os adolescentes de acolhimentos, Camp Rio Branco e SCFV, na Faculdade de São Vicente – UNIBR. E no dia 25, às 14h, na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195 - Parque Bitaru) será realizada palestra destinada as secretarias municipais e servidores sobre “O contexto do suicídio e a prevenção no município de São Vicente”.

Índices

O assunto polêmico passou muitos anos sem ter atenção especial. Segundo informações do Ministério de Saúde, quase 63 mil pessoas tiraram a própria vida entre 2011 e 2016, uma média de 11 mil pessoas por ano. Os dados não incluem as tentativas de suicídio que não culminaram em morte.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos.  Em 2015, no Brasil, essa foi considerada a quarta causa de morte entre pessoas desta faixa etária. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a média da Baixada Santista é de que 6,6 mil pessoas tiram a própria vida a cada 100 mil.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade nacional, com 55 anos de existência, que presta atendimento às pessoas que estão passando por dificuldades e querem ser ouvidas. A pessoa não precisa se identificar. O teor da ligação fica em sigilo.  O número do CVV é 188. A ligação é gratuita e pode ser feito de qualquer aparelho telefônico.

Até novembro de 2017, quando o telefone era apenas para moradores de São Vicente, os voluntários atendiam em média 400 ligações por mês. Em 9 de dezembro de 2017 foi instalado o número 188  para todo o território brasileiro, assim uma pessoa residente em outra região poderia falar com alguém de São Vicente e vice-versa, sendo assim o número triplicou chegando a 1.200 ligações nessas três semanas.

Programação Secretaria de Saúde:

14/08 – CAPS ad II fará roda de conversa com funcionários do serviço e usuários da ESF Praça Vitória- 8h

17/09 – CAPS Domingos Stamato fará roda de conversa nas ESFs Vila Margarida e Saquaré – 15h

19/09 – CAPS II i fará palestra e roda de conversa no CMEI-9h

21/09 – CAPS ad II Fará palestra e roda de conversa na ESF Praça Vitória- 8h

24/09 – CAPS II i fará palestra e roda de conversa na Casa do Adolescente – 9h

25/09 - Participação da Saúde Mental na Roda de Conversa sobre “Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio” – Centro Médico Martim Afonso – 9h

05/10 – 14h – Ambulatório Irmã Dolores fará roda de conversa na UBS Central.

Observação: CAPS Jd. Rio Branco fará Roda de conversa nas ESFs Rio branco II e III em dia a definir no mês de setembro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EMPREGOS

PAT de Praia Grande está com novas oportunidades

Necessário ter experiência, mais de 18 anos e cadastro na unidade

SANTOS

Estudantes vencem mostra científica do Butantan com trabalho sobre dignidade menstrual

Dois trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais conquistaram o primeiro e segundo lugares na I Mostra Científica do Instituto

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software