São Vicente promove atividades em comemoração aos 100 anos da Ponte Pênsil

Tradicional cartão postal da Cidade, a ponte terá investimentos de R$ 24,8 milhões para a reforma

Comentar
Compartilhar
19 MAI 201417h28

Para comemorar o centenário da Ponte Pênsil, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, irá promover remada e caminhada, nesta quarta-feira (21). A concentração será às 9 horas na Praça Tom Jobim, Centro. As inscrições poderão ser feitas no local.

O evento é aberto ao público, que receberá uma camiseta para participar da remada. A saída será às 10 horas em direção à Ponte Pênsil, onde farão um círculo de confraternização, retornando ao ponto de partida, a Praça Tom Jobim. A expectativa é reunir mais de 200 participantes.

Tradicional cartão postal de São Vicente, a Ponte Pênsil terá investimentos de R$ 24,8 milhões para a reforma. Pela primeira vez, os 16 cabos de aço que sustentam a estrutura serão substituídos.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a última revitalização foi realizada há 13 anos, e a previsão era que fosse realizada a cada 10 anos. O DER ressaltou ainda que trata-se de “uma obra inédita no Brasil”.

A Ponte Pênsil comemora 100 anos nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Além de promover a recuperação da estrutura metálica, o tablado de madeira do piso será trocado. A ponte, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1992, permanecerá com estrutura metálica original. A recuperação e a substituição de peças manterão a fixação entre elas com rebites, processo pouco usual nos dias atuais, mas que atende aos critérios de restauração.

Após a reforma, a Ponte Pênsil passará a contar com monitoramento durante as 24 horas.