Em 2025, a Prefeitura deu continuidade ao programa São Vicente de Cara Nova, reunindo intervenções que conectam turismo, cultura, comércio, mobilidade e entretenimento em áreas estratégicas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Quem caminha hoje pelas orlas, pelo centro comercial ou pelas áreas de beleza natural de São Vicente percebe uma mudança clara no cenário urbano. A cidade, que por anos foi associada a obras inacabadas e poucos atrativos turísticos, vive um processo de revitalização profunda, com foco na recuperação do centro-praia, seu principal cartão de visitas.
Em 2025, a Prefeitura deu continuidade ao programa São Vicente de Cara Nova, reunindo intervenções que conectam turismo, cultura, comércio, mobilidade e entretenimento em áreas estratégicas para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques do pacote de obras está a revitalização completa da Biquinha dos Doces, um dos símbolos históricos da Primeira Cidade do Brasil. O espaço, que marcou gerações, volta a ganhar protagonismo como ponto turístico e cultural, resgatando memórias afetivas das crianças e reforçando a identidade histórica do município.
Outro avanço importante ocorre no Deck dos Pescadores, cujas obras estão na reta final. O local passa por uma remodelação completa, com novo paisagismo, piso e pista de caminhada, fortalecendo o bem-estar, o lazer e a prática de atividades físicas.
Continua depois da publicidade
Paralelamente, o Itararé começa a viver uma transformação semelhante à do Gonzaguinha. Estão em andamento as reformas do Memorial dos 500 Anos e da subida da Ilha Porchat, ampliando as opções de passeio e valorizando ainda mais a orla vicentina.
Na área da mobilidade, a ciclovia da Avenida Tupiniquins, no Japuí, foi completamente transformada, consolidando uma ligação de caráter metropolitano entre São Vicente e Praia Grande. A iniciativa fortalece o uso de meios de transporte sustentáveis e amplia a integração regional.
Outro destaque é a implantação da Faixa Azul, já iniciada na Orla do Itararé, no trecho entre a divisa e a Avenida Presidente Wilson. Em breve, a medida também chegará à Avenida Marechal Deodoro, entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira.
Continua depois da publicidade
A proposta é reduzir acidentes, destinando uma faixa prioritária para motociclistas. Em São Paulo, onde a iniciativa já foi adotada, houve redução de 47% nos índices de ocorrências de trânsito em três anos.
No maior 'shopping a céu aberto' da Baixada Santista, o centro comercial, novas calçadas estão sendo implantadas com foco em acessibilidade e conforto, ampliando a segurança dos pedestres e complementando as melhorias já entregues no Boulevard Martim Afonso.
Para o prefeito Kayo Amado, as transformações representam mais do que obras físicas.
'É lindo andar pela Cidade e perceber o quanto já conseguimos transformá-la. Reurbanizamos todo o Gonzaguinha, trouxemos nova vida ao Itararé com o Parque da Juventude e agora avançamos com o Deck dos Pescadores, o Memorial dos 500 Anos, a Ilha Porchat e a Biquinha. A Cidade estava largada. Hoje, dá vontade de caminhar e contemplar nossa baía. É um resgate de autoestima', afirmou.
Continua depois da publicidade
O protagonismo do pedestre também ganhou destaque nacional. Em agosto, a Orla do Gonzaguinha foi premiada como uma das três melhores áreas para caminhada do Brasil, em reconhecimento concedido pelo Instituto Caminhabilidade, graças às intervenções urbanísticas e à ampliação da acessibilidade.
Para 2026, a Prefeitura já projeta novas transformações. Entre elas está a reurbanização da Praça Barão, que, segundo o prefeito, deverá alcançar o mesmo padrão do Boulevard Martim Afonso.
'É a nossa cidade ganhando vida, com comércio cada vez mais forte e mais cultura, turismo e esporte para as famílias', concluiu.
Com obras em andamento e novos projetos no horizonte, São Vicente consolida um novo capítulo de sua história urbana, apostando na valorização dos espaços públicos e na reconexão da população com a cidade.
Continua depois da publicidade