Cotidiano
Com a mudança, será possível utilizar os dois modais pagando tarifa única, desde que o transbordo seja realizado dentro de determinado período
O VLT de Santos, que liga à cidade de São Vicente e segue em expansão / Reprodução/Governo de SP
Continua depois da publicidade
A partir deste domingo (2), os moradores de São Vicente passam a contar com integração entre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e as linhas municipais de ônibus SOU São Vicente.
Com a mudança, o usuário poderá utilizar os dois modais pagando uma tarifa única de R$ 5,75, desde que o transbordo seja realizado em até 60 minutos, mediante o uso do cartão BR Card.
Continua depois da publicidade
A integração marca uma etapa importante do processo de reorganização do transporte público na cidade. O modelo começou a ser estruturado há três anos, após o rompimento do contrato com a antiga concessionária de ônibus, que, segundo a administração municipal, não atendia aos critérios técnicos exigidos. Desde então, a Prefeitura trabalhou em conjunto com o Governo do Estado para viabilizar o sistema unificado.
Nas redes sociais, o prefeito Kayo Amado celebrou o início da operação.
Continua depois da publicidade
"Parecia tão distante e virou realidade! O que muitos não fizeram, após 4 anos de luta, coragem e trabalho, está entregue! A integração do VLT com os Ônibus Municipais agora é realidade em São Vicente a partir de hoje! Não foi fácil, mas conseguimos! Bora trabalhar por mais!", escreveu ele em um post na tarde deste domingo.
Anteriormente, Amado já havia dito que a dupla cobrança era incompatível com a realidade observada nos grandes centros.
“As grandes cidades do mundo vivem sob a ótica da mobilidade e da integração. Era inaceitável o cidadão pagar duas passagens para uma mesma viagem”, afirmou. Segundo ele, o novo modelo permitirá maior agilidade nos deslocamentos e ampliará o alcance das viagens dentro do município.
Continua depois da publicidade
O chefe do Executivo também já havia ressaltado que a integração abre caminho para ajustes na rede municipal de ônibus. “Agora será possível, inclusive, discutir um estudo de ajuste de linhas, uma vez que o ônibus municipal integrará ao eixo do VLT”, disse.
A medida se soma ao projeto de expansão do VLT até a Área Continental de São Vicente, previsto para beneficiar aproximadamente 150 mil moradores. O plano inclui quatro novas estações — Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá — e 7,5 km adicionais de trilhos, reforçando a estratégia de modernização da mobilidade urbana no município.