X

Cotidiano

São Vicente inaugura a segunda Feira Orgânica, no Itararé

A partir de 19 de maio, o vicentino poderá comprar os famosos produtos naturais em mais um espaço;

Da Reportagem

Publicado em 11/05/2021 às 19:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No novo local, o horário foi ampliado em uma hora, e a Feira funcionará das 8h às 13h, no Boulevard do Itararé, em frente à Rua 11 de Julho / Divulgação

“Queremos gerar oportunidades”. Com esta frase, o responsável pela Feira Orgânica de São Vicente, Fernando Rino, resume o objetivo da inauguração de mais um espaço destinado à Feira Orgânica em São Vicente. A intenção da Secretaria de Cultura (Secult) é expandir o comércio e tornar mais acessíveis os famosos produtos orgânicos, que já são sucesso entre os consumidores da região. Por isso, a partir de 19 de maio, a Feira Orgânica, que é realizada às sextas-feiras no Parque Cultural Vila de São Vicente, passa a ser realizada também no Itararé, às quartas-feiras.
 
No novo local, o horário foi ampliado em uma hora, e a Feira funcionará das 8h às 13h, no Boulevard do Itararé, em frente à Rua 11 de Julho. Já a Feira Orgânica do Parque Cultural Vila de São Vicente, que continua às sextas-feiras, segue com funcionamento das 9h às 13h, na Praça João Pessoa s/nº, no Centro.
 
A Secult identificou a distância para o acesso de alguns cidadãos, além da necessidade de estender o atendimento aos clientes “Algumas pessoas perdiam o horário, ou chegavam de longe e não conseguiam adquirir suas mercadorias. Dessa forma, oferecemos nossos produtos duas vezes por semana em dois locais distintos”, explicou Rino.
 
Cosméticos, mel, legumes, frutas, hortifrutis, geléias, aromatizadores, hambúrgueres veganos e artesanais. Os itens são bem variados e tem opções para todos os gostos.
 
Entre os cerca de dez expositores, Maria Helena Gomes, de 54 anos, fará sua estreia na Feira, trazendo mais uma opção de produto. Natural de São Paulo, ela vai oferecer mudas de plantas diversificadas, entre temperos, flores, suculentas e frutíferas.
 
Ao contar sobre sua barraca, Maria transmite entusiasmo e receptividade “A própria barraca fala por mim. Os vasos ficam expostos e as pessoas se encantam com a beleza das plantas, perguntam o nome, a forma de cultivo e, assim, temos um diálogo muito gostoso com os clientes. A Prefeitura me deu essa oportunidade e estou muito feliz”, comentou.
 
Com tratativas diretas entre a Secult, Gabinete e a Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Assuntos Portuários (Secinp), a Feira é regularizada e possui licença com a Administração Municipal. As mercadorias são certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
De acordo com Rino, a extensão no Itararé traz a vantagem de atrair os esportistas, devido à grande movimentação no local. “Nossos produtos são saudáveis e tem tudo a ver com a prática de exercício físico e qualidade de vida. A marca registrada da iniciativa é a alimentação saudável, livre de agrotóxicos e fertilizantes, a troca de saberes e o bem estar”, ressalta.
 
O ano de 2021 tem sido de criatividade na Feira Orgânica. Uma proposta que tem entusiasmado os clientes é a troca sociocultural entre comerciantes e a clientela. A culinária, os meios de plantação e o empreendedorismo cultural foram maximizados neste ano.
 
Como um ingrediente a mais nessa iniciativa, apresentações musicais passaram a fazer parte da Feira. “Também queremos dar oportunidades aos artistas locais. Estamos com muitas ideias, pensando até em realizar cursos diversos no local.”, comenta Rino.
 
Os interessados em expor seus produtos podem encaminhar solicitação por email: [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter